Aguarde...

Genealogia Pernambucana

Famílias Sertanejas

Genealogia de famílias do sertão nordestino

Genealogia Pernambucana

Famílias Sertanejas

Famílias Sertanejas

Genealogia de famílias do sertão nordestino

Relatório de Descendentes

Relatório de Descendentes

Ruy Gomes Telha
4 gerações (Trinetos)
Atenção!
Relatórios com mais de 3 gerações (bisnetos) podem demorar alguns minutos para concluir, dependendo da quantidade de descendentes.
Aguarde! Relatório em preparação...
  • Ruy Gomes Telha1 [#40677]. Com Teresa Gil.
    1. Filhos:
    2. F.1 - Aldonsa Rodrigues Telha
    • F.1 - Aldonsa Rodrigues Telha2 [#40675] {Ruy1}, Cerca 1260. Com D. Dinis I (O Lavrador) (filho de Afonso III (O Reformador) e Beatriz de Castela), 09-10-1261, em Lisboa, Portugal, Rei de Portugal, 07-01-1325, em Santarém, Portugal, com 63 anos, 2 meses e 29 dias de idade.

      Notas sobre D. Dinis I: Cognominado "O Lavrador", é o 6º Rei de Portugal (1279-1325), sendo o 1º filho varão de Afonso III e D. Brites. Casou com a Infanta D. Isabel, filha de Pedro III, Rei de Aragão, e da Rainha D. Constança da Sicília. Foi um rei sábio, bom e justo. Instituiu a Ordem Militar de Cristo com os bens conseguiodos com a extinção da Ordem dos Templários. Favoreceu em especial a agricultura, daí seu cognome.

      Foi grande amante das artes e letras. Tendo sido um famoso trovador, cultivou as cantigas de amigo e a sátira, contribuindo para o desenvolvimento da poesia trovadoresca na Península Ibérica. Pensa-se ter sido o primeiro monarca português verdadeiramente alfabetizado, tendo assinado sempre com o nome completo.[2]

      Entre 1320 e 1324 houve uma guerra civil que opôs o rei ao futuro Afonso IV. Este julgava que o pai pretendia dar o trono a Afonso Sanches. Nesta guerra, o rei contou com pouco apoio popular, pois nos últimos anos de reinado deu grandes privilégios aos nobres. O infante contou com o apoio dos concelhos. Apesar dos motivos da revolta, esta guerra foi no fundo um conflito entre grandes e pequenos. Após a sua morte, em 1325 foi sucedido pelo seu filho legítimo, Afonso IV, apesar da oposição do seu favorito, filho natural Afonso Sanches. (Fonte: Wikipedia)

      1. Filhos:
      2. N.1.1 - Afonso Sanches (Conde de Barcelos)
      • N.1.1 - Afonso Sanches (Conde de Barcelos)3 [#40678] {Ruy1 -> Aldonsa2}, Antes 1289, 1329, sepultado em Mosteiro de Santa Clara, Vila do Conde. Casou-se, em Antes out 1307, com Tereza Martins ( de Menezes) (filha de João Afonso de Menezes e Teresa Sanches), Cerca 1290.

        Notas sobre Afonso Sanches: Filho bastardo do Rei D. Diniz. Foi Mordomo-Mor de seu pai e, mais tarde, por sua esposa, tornou-se o 6º Senhor de Albuquerque. Foi tb o 1º Conde de Barcelos. Era o filho predileto do rei, que queria fazê-lo seu sucessor. O outro Afonso, filho legítimo, levou a melhor e este foi afastado de Portugal, indo para Castela. Sempre lutou ao lado do pai em todas as lutas que este sustentou contra o filho legítimo.

        Notas sobre Tereza Martins ( de Menezes): Ou Tareja Martyins. 5ª Senhora de Albuquerque.

        1. Filhos:
        2. B.1.1.1 - João Afonso de Albuquerque
        • B.1.1.1 - João Afonso de Albuquerque4 [#40682] {Ruy1 -> Aldonsa2 -> Afonso3}, Cerca 1310, Senhor de Albuquerque, 28-09-1354, em Medina del Campo, Espanha, sepultado em Mosteiro de La Santa Espina, Espanha. Com (1) Isabel Teles de Molina, Cerca 1290. Com (2) Maria Rodrigues Barba (filha de Rui Martins Barba e Iria Martins Alardo), Cerca 1310.

          Notas sobre João Afonso de Albuquerque: Também chamado D. João Afonso Sanches ou D. João Afonso de Souza. 6º Senhor de Albuquerque, Medellin, Jarmello, Codiceira . Alferes-Mor do rei seu tio Afonso IV de Portugal e depois seu Chanceler.

          Notas sobre Maria Rodrigues Barba: 2ª esposa de João Afonso, o Bom.

          1. Filhos com (2) Maria Rodrigues Barba:
          2. T.1.1.1.1 - Fernando Afonso de Albuquerque
          • T.1.1.1.1 - Fernando Afonso de Albuquerque5 [#40687] {Ruy1 -> Aldonsa2 -> Afonso3 -> João4}, Cerca 1330, 1387. Com Laura, em Inglaterra.

            Notas sobre Fernando Afonso de Albuquerque: Filho bastardo de João Afonso, Senhor de Albuquerque. Alcaide-Mor de Palmela e da Guarda em 1373, Mestre da Ordem de Santiago em 1381, Alferes-Mor de Pedro I de Portugal em 1344. Em 01.07.1379 foram-lhe doados todos os bens confiscados a D. João Lourenço da Cunha, Senhor de Pombeiro, marido repudiado de D. Leonor de Telles.

            Notas sobre Laura: O autor Borges da Fonseca apresenta Laura como inglesa.

            1. Filhos:
            2. Tn.1.1.1.1.1 - Tereza de Albuquerque
Nomenclatura:
∈ - Indica que a pessoa teve relacionamentos (casamento ou não), com ou sem filhos.
✟ - Indica que a pessoa já é falecida.
Gerações Pessoas Casamentos Pessoas c.c/outros Descendentes
Filhos110
Netos110
Bisnetos120
Trinetos110
Tetranetos1--
Totais 5 5 0

Atenção! Relatórios com muitas gerações podem gerar uma grande quantidade de dados e não executar corretamente. Se esta mensagem aparecer no final do relatório, então está completo.

Localidade
Nossos Patrocinadores
Outros Arquivos Genealógicos
Links
  • Brother's Keeper
    O melhor programa para registro de dados genealógicos, usado por mim desde o início deste trabalho.
  • Família Coelho Rodrigues
    Site dos descendentes de Valério Coelho Rodrigues, com sua história, descendentes e muitas outras informações.
  • Uma organização internacional sem fins lucrativos que oferece ferramentas gratuitas para ajudá-lo a descobrir sua genealogia. Muitas pessoas aqui neste site já possuem links para seus registros no Family Search.
  • Colégio Brasileiro de Genealogia
    Deseja pesquisar mais sobre sua família e não sabe como fazer? Aqui você vai encontrar dicas importantes.
  • Arquivo Nacional
  • My Heritage
  • Ancestry
  • Geneall
  • Geneanet
  • Geni

Nome Memorizado
Nenhum nome memorizado.
Dados do arquivo
Data: Segunda-Feira, 29-4-2024 19:24 GMT - DB1
Pessoas: 113.544
Famílias: 36.167
Contato
Site desenvolvido por
Magno José de Sá Araujo
genealogia.pernambucana@gmail.com