Início | Livros | Localidades | Aniversariantes | Aniv. Falecimento | Ajuda
Fale Conosco  
Localização de pessoas 
   
Veja menu Ajuda p/opções avançadas
  Memória:  Nenhum nome memorizado. Pessoas: 4.769 - Famílias: 1.746 - Sábado, 27-7-2024 3:15 GMT  

Família Cascão


Carregar um sobrenome materno tão diferente já foi muito difícil. Quando criança, então, sofri muito por causa dele, agüentando gracejos e insinuações: criança é muito cruel! Mas depois, acostumei, e fiz dele meu ponto de referência. Tornou-se minha marca registrada e passou a destacar minha passagem pelos cadastros a que eu pertencia. Qualquer um esquece uma Regina - mas quem esquece CASCÃO?

Em março de 1999 resolvi saber mais sobre as minhas raízes. E o sobrenome diferente foi meu ponto de partida. Hoje já tenho catalogados 9 (nove) ramos diferentes só no Brasil, sem que eu tenha conseguido entrelaçá-los... AINDA! O ancestral mais remoto que pude identificar até agora é português, e as gerações mais antigas são originárias das regiões de Vila do Conde, Póvoa do Varzim e Beiriz.

Muito do que aqui se encontra deve-se a um primo, o médico pernambucano Arthur Siqueira Cavalcanti Jr que, com os dados publicados em seu livro (em edição particular) de 1978, "Reminiscências de Uma Vida", alavancou sobremaneira meu arquivo de dados. A mãe dele era irmã de minha bisavó Amélia, que era uma Cascão que se casou com Cascão, como naquele tempo tanto se fazia.

Da mesma forma, a excelente Fundação Joaquim Nabuco, de Recife-PE, e em especial seu Departamento de Iconografia, têm sido um provedor de dados e uma fonte de de consulta de inestimável valor. Muitas das fotos que se podem ver aqui foram obtidas por meio da séria e eficiente Fundaj.

Ressalto, também, a ajuda sempre pronta e ágil de amigos, parentes próximos e distantes, e participantes de listas virtuais de discussão de Genealogia.

Nesses dois anos de estudo e pesquisa consegui não apenas nomes - estáticos e frios - mas uma História, algo que me reconforta e orgulha, porque feita por gente comum: portugueses que vieram radicar-se no nordeste brasileiro fizeram das minhas origens algo de sólido e que me apraz divulgar.

Depois de conhecer a terra onde aportaram os aventureiros Cascão portugueses, pude entender a fortaleza dela e sua importância para o nosso país. Depois de conviver com aquele povo, digo sem titubear que não me importam possíveis comendas ou brasões desses antepassados, porque a nobreza que carregam em si está muito além disso, muito além! Louvo a Deus que me fez brasileira, carioca e carregando nas veias sangue de gente nascida onde o Brasil aprendeu a Liberdade! Eu agora também "sou mameluco, sou de Casa Forte/sou de Pernambuco/eu sou o Leão do Norte"!


Regina Cascão Viana
Rio de Janeiro, março de 2001.
Topo
 
Nossos Patrocinadores




Localidade
Clique em uma localidade para ver aqui

Outras Genealogias neste Site
Links

Brother's Keeper
- O melhor programa para registro de dados genealógicos, usado por mim desde o início deste trabalho.

Família Coelho Rodrigues
- Site dos descendentes de Valério Coelho Rodrigues, com sua história, descendentes e muitas outras informações.


- Uma organização internacional sem fins lucrativos que oferece ferramentas gratuitas para ajudá-lo a descobrir sua genealogia. Muitas pessoas aqui neste site já possuem links para seus registros no Family Search.

Colégio Brasileiro de Genealogia
- Deseja pesquisar mais sobre sua família e não sabe como fazer? Aqui você vai encontrar dicas importantes.

Arquivo Nacional
My Heritage
Ancestry
Geneall
Geneanet
Genoom
Geni

 
 
   Início da Página Site desenvolvido por
Magno José de Sá Araujo
genealogia.pernambucana@gmail.com