Aguarde...

Genealogia Pernambucana

Famílias Sertanejas

Genealogia de famílias do sertão nordestino

Genealogia Pernambucana

Famílias Sertanejas

Famílias Sertanejas

Genealogia de famílias do sertão nordestino

Relatório de Descendentes

Relatório de Descendentes

Mariana Mendes de Sousa
1 geração (Filhos)
Atenção!
Relatórios com mais de 3 gerações (bisnetos) podem demorar alguns minutos para concluir, dependendo da quantidade de descendentes.
Aguarde! Relatório em preparação...
  • Mariana Mendes de Sousa1 [#20962]. Casou-se com Estêvão Coelho Rodrigues (filho de Valério Coelho Rodrigues e Domiciana Vieira de Carvalho).

    Notas sobre Mariana Mendes de Sousa: Estabeleceu-se em Jacarés, Paulistana - PI.

    Notas sobre Estêvão Coelho Rodrigues: Estabeleceu-se em Jacarés, Paulistana - PI. Proprietário das fazendas Ingá, Juazeiro, Serra Branca e Pedra d’Água (1820). Jacaré, Paulistana - PI

    1. Filhos:
    2. F.1 - Severino Coelho Rodrigues
    3. F.2 - Martinho Coelho Rodrigues
    4. F.3 - Maria Rodrigues do Espírito Santo
    5. F.4 - Izabel Mendes de Sousa
    6. F.5 - Manoel Rodrigues Coelho de Sousa
    7. F.6 - Adão Coelho Rodrigues
    8. F.7 - Estêvão Coelho Rodrigues Filho
    9. F.8 - Josefa Maria da Conceição
    10. F.9 - Ângela Coelho
    11. F.10 - Ana Coelho Rodrigues
    12. F.11 - Astifania
    • F.1 - Severino Coelho Rodrigues2 [#31457] {Mariana1}.

      Notas sobre Severino Coelho Rodrigues: Jaicós, Piauí.

    • F.2 - Martinho Coelho Rodrigues2 [#31458] {Mariana1}. Casou-se com Maria Joaquina Coelho (filha de Ignácio Rodrigues Coelho (Inácio do Jacaré) e Ângela de Sousa).

      Notas sobre Martinho Coelho Rodrigues: Sumidouro, Piauí.

      Notas sobre Maria Joaquina Coelho: (Maria Joaquina do Sumidouro).

    • F.3 - Maria Rodrigues do Espírito Santo2 [#31470] {Mariana1}, 1792, batizada em 27-12-1792, em Capela de N. Sra. dos Humildes, Freguesia de Nossa Senhora da Vitória. Casou-se com José Marques de Souza (filho de Ignácio Rodrigues Coelho (Inácio do Jacaré) e Ângela de Sousa), 1789, batizado em 23-03-1790.

      Notas sobre Maria Rodrigues do Espírito Santo: São João, Piauí. Batizada na fazenda Paulista, em 27-12-1792, conforme o seguinte registro: "Aos vinte e sete dias do mês de dezembro de mil setecentos e noventa e dois, em desobriga na Capela de Nossa Senhora dos Humildes da freguesia de Nossa Senhora da Vitória, batizou solenemente e pôs os santos óleos o Padre Aniceto Afonso Ribeiro, a inocente Maria, filha legítima de Estevão Coelho Rodrigues e de sua mulher Mariana de Sousa; foram padrinhos Carlos José de Carvalho e sua mulher Ana Joaquina Freire de Andrade; e para constar mandei fazer este assento que assino. Francisco Raimundo".

      Notas sobre José Marques de Souza: Batizado em 23-03-1790, conforme o seguinte registro: "Aos vinte e três dias do mês de março de mil sete centos e noventa na fazenda da Cachoeyra em desobriga fazendo as minhas vezes o Padre Manoel Joze Gomes Teyxeira baptizou solemnemenete e pos os santos óleos a José filho legítimo de Ignacio Coelho Rodrigues e Angella de Souza, forão padrinhos Carlos José de Carvalho e Ana Joaquina de Andrade moradores nesta freguesia, de que para constar mandei fazer este assento que assigno. O Vigario Dionizio Joze de Aguiar".

      Casou com sua prima Maria Rodrigues do Espírito Santo. Depois de casado, morou inicialmente na fazenda Juazeiro, que pertencia ao seu sogro.

      Em 08-08-1841, comprou a data Jatobá, de João Ferreira de Carvalho, "por dois contos e quinhentos réis e mais duzentos gados e miunças, pelo mesmo valor, totalizando cinco contos de réis". Veja o registro de um batismo, neste local, em 1842: "Aos deis dias do mês de agosto de mil oitocentos quarenta e dois em desobriga na fazenda Jatobá, nesta freguesia de Nossa Senhora da Vitória do Piauí, Bispado de São Luís do Maranhão, batizei solenemente e pus os santos óleos ao inocente Vital pardo com quatro meses de nascido, filho natural de Thomasia, escrava de José Marques de Sousa; foram seus padrinhos Manoel Valentim Ferreira de Carvalho e Isabel Dias Carneiro; e para constar mandei fazer este termo que assino. João de Sousa Martins - Vigário Colado".

      No Livro de Registro Paroquial de Terras de Oeiras - 2º volume (fl 45), consta o seguinte termo: "Declaro que possuo huma posse de terra na fazenda Moreira situada na Ribeira do Canindé que extrema para o Nascente com a fazenda da Volta, para o Sul com a fazenda Jatobá, para o Poente com a fazenda Formiga, para o Norte com a fazenda Possoens, sendo desconhecida a extenção das mesmas terras. Jatobá dezenove de maio de mil oito centos cinquenta e seis = José Marques de Souza = Forão me apresentados hoje este e outro exemplar. Oeiras trinta e hum de maio de mil oito centos cinquenta e seis. Padre João de Souza Martins - Vigário Collado = Pagou oito centos sicoenta réis. Martins. Está conforme o original. Era ut supra".

      A fazenda Jatobá tornou-se o município de Bela Vista do Piauí, onde a maioria dos habitantes são descendentes de José Marques.

      1. Filhos:
      2. N.3.1 - Antônia Mendes de Sousa
      3. N.3.2 - Prudente José de Sousa
      4. N.3.3 - Raimundo José de Sousa
      5. N.3.4 - Ângela Mendes de Sousa
      6. N.3.5 - Angelina Mendes de Sousa
      7. N.3.6 - José Marques de Sousa Júnior
      8. N.3.7 - Joaquim Marques de Sousa
    • F.4 - Izabel Mendes de Sousa2 [#31462] {Mariana1}, 1792, 15-01-1883, com aproximadamente 91 anos de idade. Casou-se com Miguel da Costa Veloso (filho de Dionísio da Costa Veloso e Águida Rodrigues de Santana), 01-05-1788, batizado em 18-08-1788, em Fazenda Boa Vista, 27-10-1868, em Estado do Piauí, Brasil, com 80 anos, 5 meses e 26 dias de idade.

      Notas sobre Izabel Mendes de Sousa: Jaicós, Piauí.

      Notas sobre Miguel da Costa Veloso: Fazenda Caldeirão, Jaicós - PI. Foi batizado na fazenda Boa Vista, em 18-08-1788, sendo seus padrinhos, Francisco Antônio Mendes e sua mulher Maria do Rosário de Sousa.

      1. Filhos:
      2. N.4.1 - Valério da Costa Veloso
      3. N.4.2 - Raimundo da Costa Veloso
      4. N.4.3 - Ignácio da Costa Vellozo
    • F.5 - Manoel Rodrigues Coelho de Sousa2 [#31459] {Mariana1}, 1793 ou 1794, batizado em 01-04-1794, em Paulistana, Piauí, Brasil, 24-04-1873, em Jaicós, Piauí, Brasil. Casou-se com Domiciana Maria da Conceição (filha de Ignácio Rodrigues Coelho (Inácio do Jacaré) e Ângela de Sousa).

      Notas sobre Manoel Rodrigues Coelho de Sousa: (Manoel da Terra Dura). Paulistana, Piauí.

      Foi batizado na Capela de Nossa Senhora dos Humildes, na fazenda Paulista, em 21 de abril de 1794. Foram padrinho, seu tio Lourenço Rodrigues Coelho e a mulher deste, Ana Maria de Jesus.

      No Registro Paroquial de Terras de Jaicós (1854), Manoel fez as seguintes declarações:

      “Número oitenta e seis: “ Declaro que na Fazenda Poço Redondo, situada nesta Freguezia de Nossa Senhora das Mercês de Jaicós, que extrema para o Nascente com o Tigre no marco do Caititú, para o Sul entre uma casa, e outra em um Riachinho, com o Marcos Torres, para o Poente na ponta da serra, e Boqueirão, vizinho com a fazenda Pilões, para o Norte pela divisão das agoas com a fazenda Jacaré de baixo, sou senhor e possuidor de sete posses de terras sendo desconhecidas a extenção das mesmas posses = Terra Dura dezesseis de Julho de mil oitocentos e cinquenta e cinco = Manoel Rodrigues Coelho de Souza. Foi apresentada esta declaração aos vinte e seis de julhos de de mil oitocentos e cinquenta e cinco = O Vigário Olavo Mendes de Carvalho. Do registro desta mil cento e vinte e oito reis = Carvalho”.

      “Número oitenta e sete: “ Declaro que na Fazenda Brejo, situada nesta Freguezia de Nossa Senhora das Mercês de Jaicós, que extrema para o Nascente com a fazenda da Boa vista em São José, para o Sul na saída do travessão com a fazenda Sumidouro, para o Poente nas divisões das agoas com a fazenda Gameleira, para o Norte abaixo com a machada da Pedra com a fazenda Peixe, sou senhor e possuidor de dus posses de terras, nas quais crio gado, sendo desconhecidas as estensões das mesmas posses = Terra Dura dezesseis de Julho de mil oitocentos e cinquenta e cinco = Manoel Rodrigues Coelho de Souza. Foi apresentada esta declaração aos vinte e seis de julhos de de mil oitocentos e cinquenta e cinco = O Vigário Olavo Mendes de Carvalho. Do registro desta mil cento e dez reis = Carvalho”.

      “Número oitenta e oito: “ Declaro que na Fazenda Serra Branca, situada nesta Freguezia de Nossa Senhora das Mercês de Jaicós, que extrema para o Nascente na Toupa com a fazenda da Ingá, nas divisões das agoas na Lagoinha com a Fazenda Serrinha, para o Sul com a fazenda Juazeiro na Barra do Cabeça e no Angico torto, para o Poente pelas divisões das agoas com o Tigre e no curral da carapuça com a fazenda do Jacaré de baixo, para o Norte com a Fazenda ..., sou senhor, e possuidor de quatro posses de terras, sendo desconhecida a extensão das mesmas posses = Terra Dura dezesseis de Julho de mil oitocentos e cinquenta e cinco = Manoel Rodrigues Coelho de Souza. Foi apresentada esta declaração aos vinte e seis de julhos de de mil oitocentos e cinquenta e cinco = O Vigário Olavo Mendes de Carvalho.

      “Número oitenta e nove: “ Declaro que na Fazenda Juazeiro, situada nesta Freguezia de Nossa Senhora das Mercês de Jaicós, que extrema para o Nascente com as divisões da agoas com a Fazenda Serrinha, para o Sul no Poço da Ingá com a Fazenda Capim, para o Poente servindo o rio de extrema com a Fazenda Pracaty, para o Norte no Poço do Curralinho com a Tigre, no Angico Torto com a Fazenda da Serra Branca, sou senhor, e possuidor de três posses de terras, na qual cria gados, sendo desconhecida a extensão das mesmas posses = Terra Dura dezesseis de Julho de mil oitocentos e cinquenta e cinco = Manoel Rodrigues Coelho de Souza. Foi apresentada esta declaração aos vinte e seis de julhos de de mil oitocentos e cinquenta e cinco = O Vigário Olavo Mendes de Carvalho. Do registro desta mil cento e setenta e oito reis = Carvalho”.

      “Número noventa: “Declaro que na Fazenda Jacaré de baixo, situada nesta Freguezia de Nossa Senhora das Mercês de Jaicós, que extrema para o Nascente no Poço das Piranhas com a Fazenda Caxoeira, para o Norte com as divisões das agoas com a Fazenda Jacobina, para o Poente na Lagoa Pajehú com a Fazenda Poções, com o Curralinho na Barra, para o Sul no curral das queimadas com a Fazenda dos Pilões, e no curral da Carapuça com a Fazenda Serra branca, sou senhor, e possuidor de uma posse de terra, sendo desconhecida a extensão da mesma posse = Terra Dura dezesseis de Julho de mil oitocentos e cinquenta e cinco = Manoel Rodrigues Coelho de Souza. Foi apresentada esta declaração aos vinte e seis de julhos de de mil oitocentos e cinquenta e cinco = O Vigário Olavo Mendes de Carvalho. Do registro desta, mil duzentos e vinte reis = Carvalho”.

      O jornal “O Piauhy”, edição de 19 de junho de 1873, publicou a seguinte nota; “Falecimentos.-- No termo de Jaicós, onde residião, fallecerão no dia 24 de abril findo, os nossos reipeitáveis amigos capitães João Damasceno Rodrigues e Manoel Rodrigues Coelho de Sousa. Eram ambos maiore de 80 anos – e a morte de cada um deixou no partido conservador, a que sempre pertecerão, um vácuo immenso, e no coração de seus sinceros e numerosos amigos muitas saudades e uma dor bem profunda. Á família de cada um desses dignos cidadãos enviamos nossos cordiais sentimentos e ao Eterno uma prece para que lhes dê o reino da glória. Ea terra lhes seja leve”.

      1. Filhos:
      2. N.5.1 - Norberto Rodrigues Coelho de Sousa
      3. N.5.2 - Clementino Rodrigues de Sousa
      4. N.5.3 - Francisco Rodrigues de Sousa
      5. N.5.4 - Martinho Rodrigues da Paixão
      6. N.5.5 - Joaquim Rodrigues de Sousa
      7. N.5.6 - Marcos Rodrigues de Sousa
      8. N.5.7 - Felipe Rodrigues de Sousa
      9. N.5.8 - Matias Rodrigues de Souza
      10. N.5.9 - Ângela Rodrigues de Sousa
      11. N.5.10 - Marcolina Rodrigues Coelho
      12. N.5.11 - Maria Madalena Rodrigues
      13. N.5.12 - Bernardina Rodrigues de Sousa
      14. N.5.13 - Brígida Mendes de Sousa
    • F.6 - Adão Coelho Rodrigues2 [#31460] {Mariana1}.

      Notas sobre Adão Coelho Rodrigues: Foi proprietário da Fazenda Garça, uma das 20 fazendas originadas da Fazenda Cruz do Valério, tendo deixado grande descendência na região.

      1. Filhos:
      2. N.6.1 - João Rodrigues Coelho
    • F.7 - Estêvão Coelho Rodrigues Filho2 [#31461] {Mariana1}. Casou-se com (1) Josefa Rodrigues de Macedo (filha de José Rodrigues Coelho e Cristina Maria de Jesus). Com (2) Luzia.

      Notas sobre Estêvão Coelho Rodrigues Filho: Foi proprietário da Fazenda Rajada - PE, tendo deixado grande descendência na região.

      Notas sobre Josefa Rodrigues de Macedo: (Josefa da Carnaíba). De Rajada, Petrolina - PE.

      1. Filhos com (1) Josefa Rodrigues de Macedo:
      2. N.7.1 - Raimundo Rodrigues Coelho
      3. N.7.2 - Domiciana Rodrigues de Macedo
      4. N.7.3 - José Rodrigues Coelho Neto
      5. N.7.4 - Estêvão Rodrigues Júnior
      6. N.7.5 - Angelina Conceição de Jesus (Angelina da Garça)
      7. N.7.6 - Antonio Rodrigues Coelho (Antonino)
      8. N.7.7 - João Rodrigues de Macedo
      9. N.7.8 - Eugênio Rodrigues de Sousa
        Filhos com (2) Luzia:
      1. N.7.9 - Francisco Rodrigues de Souza (Chico Barra França)
    • F.8 - Josefa Maria da Conceição2 [#31468] {Mariana1}, Family Search ID: GHJC-8G4. Casou-se com Felipe Benício Rodrigues (filho de Ignácio Rodrigues Coelho (Inácio do Jacaré) e Ângela de Sousa), Family Search ID: GHJC-HNP, em Paulistana, Piauí, Brasil, batizado em 01-12-1771.

      Notas sobre Josefa Maria da Conceição: Peixe, Paulistana, Piauí. Foi batizada na fazenda Paulista, em 28 de outubro de 1790, sendo seu padrinho, o Reverendo Aniceto Ribeiro de Almeida e Aldonça Micaela Freire de Andrade.

      Notas sobre Felipe Benício Rodrigues: Batizado em 1º de dezembro de 1771, conforme o seguinte registro: “Ao primeiro dia do mês de dezembro de mil setecentos setenta e um anos, na fazenda da Cachoeira, em desobriga, o padre Custódio Vieira de Carvalho batizou solenemente e pôs os santos óleos ao inocente Felipe, filho legítimo de Ignácio Coelho e de Ângela de Sousa, foram padrinhos Estevão Coelho Rodrigues e sua mulher Mariana Sousa, todos desta freguesia; e para constar mandei fazer este Assento que assigno. O Vigário Dionísio José de Aguiar”

      Em 1818, recebeu as seguintes Cartas de Data e Sesmaria:

      - “Fazenda Capim Grosso - Ribeira do Canindé - Data com três léguas de comprido e uma de largo, fazendo pião no corpo da dita fazenda, comprimento e largura para onde melhor convier, a qual extrema para a parte do Nascente com a fazenda do Peixe, para o Poente com a fazenda do Joazeiro, para o Norte e Sul com a fazenda Gameleira. Concedida em 2 de março de 1818 a Felippe Benício Rodrigues e a José Venancio de Carvalho e registrada a fl 124”.

      - “Capim Grosso - Ribeira do Canindé - Data com três léguas de comprido e uma de largo, em sobras da referida fazenda, fazendo pião no lugar Retiro, correndo o comprimento e a largura para aquela parte. Concedida em 18 de março de 1818 a Felippe Benício Rodrigues e a José Venancio de Carvalho e registrada a fl 121 v”.

      Conforme o Registro Paroquial de Terras de Jaicós (1854-1858), Felipe Benício possuía terras nas seguintes Datas:

      - Arroz (livro 1, página 32, Registro nº 197)

      - Boqueirão (livro 1, página 31, Registro nº 190)

      - Brejo (livro 1, página 30, Registro nº 188)

      - Juazeiro (livro 1, página 32, Registro nº 195)

      - Peixe (livro 1, página 32, Registro nº 196).

      - Serra Branca (livro 1, página 31, Registro nº 192).

      - Sumidouro (livro 1, página 31, Registro nº 194).

      - Tigre (livro 1, página 31, Registro nº 193).

      1. Filhos:
      2. N.8.1 - Lino Rodrigues de Sousa
      3. N.8.2 - Henrique de Sousa Rodrigues
      4. N.8.3 - Manoel de Souza Coelho
      5. N.8.4 - Felipe Rodrigues de Sousa
      6. N.8.5 - Marcelino Coelho
      7. N.8.6 - Sérgio Coelho
      8. N.8.7 - Henriqueta Coelho
      9. N.8.8 - Josefa Coelho
      10. N.8.9 - Bernardina Coelho
      11. N.8.10 - Ana Maria Coelho
      12. N.8.11 - Maria Coelho
      13. N.8.12 - Liberalina Maria da Conceição
      14. N.8.13 - José Rodrigues dos Santos
      15. N.8.14 - Domiciana Mendes de Sousa
      16. N.8.15 - João Rodrigues de Sousa
      17. N.8.16 - Antônia Maria da Conceição
      18. N.8.17 - Raimunda Maria da Conceição
      19. N.8.18 - Cristina Maria de Jesus
    • F.9 - Ângela Coelho2 [#31466] {Mariana1}. Casou-se com Antônio Coelho da Costa Veloso (filho de Dionísio da Costa Veloso e Águida Rodrigues de Santana).

      Notas sobre Ângela Coelho: Jaicós, Piauí.

      Notas sobre Antônio Coelho da Costa Veloso: Proprietário das fazendas Cocos e Tapera (1820). Juazeiro, Paulistana-PI.

    • F.10 - Ana Coelho Rodrigues2 [#31464] {Mariana1}. Casou-se com Valério da Costa Veloso (filho de Dionísio da Costa Veloso e Águida Rodrigues de Santana).

      Notas sobre Ana Coelho Rodrigues: Jaicós, Piauí.

      Notas sobre Valério da Costa Veloso: Proprietário da fazenda Serrinha (1820). Varjota - Jaicós-PI.

      1. Filhos:
      2. N.10.1 - Domiciana Maria de Jesus
    • F.11 - Astifania2 [#79693] {Mariana1}.
Nomenclatura:
∈ - Indica que a pessoa teve relacionamentos (casamento ou não), com ou sem filhos.
✟ - Indica que a pessoa já é falecida.
Gerações Pessoas Casamentos Pessoas c.c/outros Descendentes
Filhos11100
Netos52--
Totais 63 10 0

Atenção! Relatórios com muitas gerações podem gerar uma grande quantidade de dados e não executar corretamente. Se esta mensagem aparecer no final do relatório, então está completo.

Localidade
Nossos Patrocinadores
Outros Arquivos Genealógicos
Links
  • Brother's Keeper
    O melhor programa para registro de dados genealógicos, usado por mim desde o início deste trabalho.
  • Família Coelho Rodrigues
    Site dos descendentes de Valério Coelho Rodrigues, com sua história, descendentes e muitas outras informações.
  • Uma organização internacional sem fins lucrativos que oferece ferramentas gratuitas para ajudá-lo a descobrir sua genealogia. Muitas pessoas aqui neste site já possuem links para seus registros no Family Search.
  • Colégio Brasileiro de Genealogia
    Deseja pesquisar mais sobre sua família e não sabe como fazer? Aqui você vai encontrar dicas importantes.
  • Arquivo Nacional
  • My Heritage
  • Ancestry
  • Geneall
  • Geneanet
  • Geni

Nome Memorizado
Nenhum nome memorizado.
Dados do arquivo
Data: Domingo, 28-4-2024 8:57 GMT - DB1
Pessoas: 113.544
Famílias: 36.167
Contato
Site desenvolvido por
Magno José de Sá Araujo
genealogia.pernambucana@gmail.com