Aguarde...

Genealogia Pernambucana

Famílias Sertanejas

Genealogia de famílias do sertão nordestino

Genealogia Pernambucana

Famílias Sertanejas

Famílias Sertanejas

Genealogia de famílias do sertão nordestino

Relatório de Descendentes

Relatório de Descendentes

Manoel Borges Leal
5 gerações (Tetranetos)
Atenção!
Relatórios com mais de 3 gerações (bisnetos) podem demorar alguns minutos para concluir, dependendo da quantidade de descendentes.
Aguarde! Relatório em preparação...
  • Manoel Borges Leal1 [#95476], Family Search ID: GHPX-G48 (filho de Manoel Borges Leal e Joana Gonçalves de Moura), 1878, em Picos, Piauí, Brasil, 17-03-1967, em Picos, Piauí, Brasil, com aproximadamente 89 anos de idade. Casou-se, em 07-08-1900, em Picos, Piauí, Brasil, com Maria Antonia Rodrigues de Araújo (filha de Leodegario Marques de Araújo e Paulina Rodrigues de Brito), Family Search ID: GHPX-VV7.
    1. Filhos:
    2. F.1 - Antonieta Rodrigues de Araújo
    • F.1 - Antonieta Rodrigues de Araújo2 [#92808] {Manoel1}, 24-09-1914, em Abóboras, Sussuapara, Piauí, Brasil, 10-02-2002, em Picos, Piauí, Brasil, com 87 anos, 4 meses e 17 dias de idade. Casou-se, em 29-05-1933, em Picos, Piauí, Brasil, com Francisco da Costa Araújo (filho de Manoel da Costa Araújo e Urçula da Costa Araújo), 12-01-1911, em União, Piauí, Brasil, 28-02-1976, em Picos, Piauí, Brasil, com 65 anos, 1 mês e 16 dias de idade.

      Notas sobre Francisco da Costa Araújo: Em União cursou as primeiras séries do primário e foi para Teresina onde cursou até o 2º Grau, hoje Ensino Médio. Chegou em Picos, vindo de Teresina no dia 13 de Maio de 1933.

      Já trabalhando como professor da escola primária na localidade Abóboras, na época município de Picos, hoje município de Sussuapara, Pi, Araújo não perdeu tempo e foi logo em busca de uma companheira, oportunidade em que conheceu uma bela senhorita chamada Antonieta. O amor brotou no coração dos dois e logo trataram de casar-se, o que não foi fácil, pois o pai na moça disse não ao seu pedido. A recusa do pai fez com que Araújo propusesse fugir com a moça, mas as tentativas foram em vão, até que um dia aconteceu e Araújo casou-se com sua amada, Antonieta. Quando se conheceram, Antonieta estudava em Picos e os pais residiam na fazenda ‘’Samambaia’’. Antonieta morava na casa de seus padrinhos de batismo, dona Celé e Carlos Marcilio, esses, pais do ex- governador do Ceará, Flávio Marcilio.

      Do matrimônio nasceram os filhos: Teresinha, Maria do Socorro, Cláudio Galeno, Anadir Elba, Maria Ursula e Francisco da Costa Araújo Filho.

      O professor Araújo exerceu várias funções, dentre elas, destaca-se: Funcionário público exercendo suas atividades no serviço de combate à febre amarela (1933 a 1937); - Professor da escola primária na localidade de Abóboras, hoje município de Sussuapara-PI no período de (1933/ 1949); Funcionário Público Estadual (concursado) exercendo suas funções na secretaria de agricultura do Estado do Piauí (1952 a 1970, ano da sua aposentadoria) tendo exercido a função de chefe do posto de classificação de produtos agrícolas e extração mineral para exportação.

      Residiu na zona rural (Abóboras) na época município de Picos por vários anos. No período de 1943 a 1949 foi professor municipal nessa região, dedicando-se não só a sua função de mestre do curso primário, como também a alfabetizar aqueles que nunca tiveram oportunidade de estudar, pois essas pessoas só dispunham da noite livre, por isso se dispôs a ensiná-los. Mesmo sem energia elétrica (a luz de candeeiro), recebendo como pagamento o reconhecimento e gratidão dos que viveram naquela época e até hoje por parte dos descendentes.

      Como prova desse reconhecimento ao ser construído naquela região um prédio escolar foi por unanimidade escolhido o nome daquele bem feitor ‘’Francisco da Costa Araújo’’ entretanto, quando aquela localidade passou a pertencer ao município de Sussuapara, o prefeito em gestão veio a mudar, sem ouvir a opinião pública o nome daquele educandário, colocando o nome do seu genitor.

      Seu Araújo, como era conhecido, era um homem simples e discreto. Foi também homenageado na cidade de Picos de PICOS, dando nome a uma das ruas do centro. A Homenagem partiu da liderança política, Filandro Portela Neto (Ducha), na época vereador que apresentou o projeto que foi aprovado por unanimidade e do então prefeito Francisco das Chagas Bezerra Rodrigues (Chico de Júlio) que deu total apoio.

      Para a família, ficou na memória o exemplo de cidadão de bem e pai extremoso.

      Fonte: Francisco Chagas

      1. Filhos:
      2. N.1.1 - Francisco da Costa Araújo Filho (Araujinho)
Nomenclatura:
∈ - Indica que a pessoa teve relacionamentos (casamento ou não), com ou sem filhos.
✟ - Indica que a pessoa já é falecida.
Gerações Pessoas Casamentos Pessoas c.c/outros Descendentes
Filhos110
Netos110
Bisnetos430
Trinetos4--
Totais 10 5 0

Atenção! Relatórios com muitas gerações podem gerar uma grande quantidade de dados e não executar corretamente. Se esta mensagem aparecer no final do relatório, então está completo.

Localidade
Nossos Patrocinadores
Outros Arquivos Genealógicos
Links
  • Brother's Keeper
    O melhor programa para registro de dados genealógicos, usado por mim desde o início deste trabalho.
  • Família Coelho Rodrigues
    Site dos descendentes de Valério Coelho Rodrigues, com sua história, descendentes e muitas outras informações.
  • Uma organização internacional sem fins lucrativos que oferece ferramentas gratuitas para ajudá-lo a descobrir sua genealogia. Muitas pessoas aqui neste site já possuem links para seus registros no Family Search.
  • Colégio Brasileiro de Genealogia
    Deseja pesquisar mais sobre sua família e não sabe como fazer? Aqui você vai encontrar dicas importantes.
  • Arquivo Nacional
  • My Heritage
  • Ancestry
  • Geneall
  • Geneanet
  • Geni

Nome Memorizado
Nenhum nome memorizado.
Dados do arquivo
Data: Sexta-Feira, 10-5-2024 10:41 GMT - DB1
Pessoas: 113.548
Famílias: 36.170
Contato
Site desenvolvido por
Magno José de Sá Araujo
genealogia.pernambucana@gmail.com