Aguarde...

Genealogia Pernambucana

Famílias Sertanejas

Genealogia de famílias do sertão nordestino

Genealogia Pernambucana

Famílias Sertanejas

Famílias Sertanejas

Genealogia de famílias do sertão nordestino

Relatório de Descendentes

Relatório de Descendentes

Nome Desconhecido
4 gerações (Trinetos)
Atenção!
Relatórios com mais de 3 gerações (bisnetos) podem demorar alguns minutos para concluir, dependendo da quantidade de descendentes.
Aguarde! Relatório em preparação...
  • Nome Desconhecido1 [#64512].
    1. Filhos:
    2. F.1 - Francisco da Silva Lacerda
    3. F.2 - Outro Filho
    • F.1 - Francisco da Silva Lacerda2 [#64511] {Nome1}.
      1. Filhos:
      2. N.1.1 - Miguel da Silva Lacerda
      • N.1.1 - Miguel da Silva Lacerda3 [#64284] {Nome1 -> Francisco2}. Casou-se com Isabel Furtado Leite (filha de Manoel Furtado Leite).
        1. Filhos:
        2. B.1.1.1 - Nazário Furtado de Lacerda
        3. B.1.1.2 - Antônio Miguel de Lacerda
        • B.1.1.1 - Nazário Furtado de Lacerda4 [#64283] {Nome1 -> Francisco2 -> Miguel3}. Casou-se, em em Ceará, Brasil, com Maria dos Anjos Furtado (filha de Joaquim Lopes Diniz (Paquim) e Ana Furtado de Figueiredo).

          Notas sobre Nazário Furtado de Lacerda: Da Fazenda Coité, CE.

          1. Filhos:
          2. T.1.1.1.1 - Virgínia Furtado de Lacerda
          3. T.1.1.1.2 - Outra Filha
          4. T.1.1.1.3 - José Furtado de Lacerda
          • T.1.1.1.1 - Virgínia Furtado de Lacerda5 [#64286] {Nome1 -> Francisco2 -> Miguel3 -> Nazário4}. Casou-se com Pedro Antônio de Lacerda (T.1.1.2.1) (filho de Antônio Miguel de Lacerda e Joaquina Leite Sampaio), 1875, 17-09-1905, com aproximadamente 30 anos de idade.
            1. Filhos:
            2. Tn.1.1.1.1.1 - Manoel Furtado de Lacerda
            3. Tn.1.1.1.1.2 - Outra Filha
          • T.1.1.1.2 - Outra Filha5 [#64287] {Nome1 -> Francisco2 -> Miguel3 -> Nazário4}. Casou-se com Francisco Xavier de Lacerda (N.2.1) (filho de Outro Filho).
            1. Filhos:
            2. Veja filhos de: N.2.1 (+1)
          • T.1.1.1.3 - José Furtado de Lacerda5 [#64289] {Nome1 -> Francisco2 -> Miguel3 -> Nazário4}, 21-11-1875, batizado em 26-12-1875, Padre.

            Notas sobre José Furtado de Lacerda: Inquieto e talentoso, o Padre Lacerda foi ordenado em Fortaleza, no dia 30 de novembro de 1901, apesar do seu requerimento feito em agosto de 1900, onde declarou seu patrimônio e suas intenções junto a diocese.

            Em 24 de fevereiro de 1902, tornou-se vigário de Saboeiro, ocupação exercida até 02 de outubro do ano seguinte, quando foi suspenso de suas ordens, sendo reabilitado em 14 de dezembro de 1903. Posteriormente, assumiu também o posto de vigário em Santa Quitéria, Cachoeira e Senador Pompeu, optando por encerrar seus dias como sacerdote em seu berço natal, o distrito de Coité.

            Sobre a suspensão de ordens do Padre Lacerda, Otávio Ayres de Menezes, um dos mais importantes memorialistas de Juazeiro do Norte, e da região, relata que durante sua atuação no Serviço de Combate à Febre Amarela, período em que percorreu boa parte das cidades da região, foi em muitas oportunidades recepcionado pelo padre, por quem nutria amizade, e compartilhava longas palestras. Em uma dessas ocasiões, Otávio indagou o sacerdote sobre sua suspensão de ordens, e se diante de sua irreverência e desapego as normas da igreja, não temeria ele nova suspensão.

            Lacerda respondeu a Otávio, fazendo valer sua fama de opinioso, que seu seminário fora pago por seu pai, seus paramentos haviam sido comprados por ele próprio, e que a capela onde celebrava tinha sido concluída com seus recursos, e que assim sendo, nada devia ao bispo.

            O Fogo do Coité, e situações como a citada acima, formaram sobre o Padre Lacerda uma impressão de que ele era um sujeito vontadoso, orgulhoso, valente e talvez arrogante. Ao visitar o distrito de Coité, e entrevistar os moradores do lugar, percebi que a realidade era outra. Citaram eles muitos exemplos de desapego material do religioso, e principalmente, seu papel como pastor de seus fiéis.

            Contou-me D. Damiana, que era comum aos antigos moradores de Coité e adjacências, consultarem o Padre Lacerda em casos de viagens, aquisições ou vendas, e até mesmo situações familiares. Ao longo dos anos, diante das consequências de seus conselhos, o padre tomou aura mística entre os habitantes do lugar. Seus conselhos eram seguidos à risca, e suas previsões eram sempre levadas em conta.

            Na década de 1930, em um registro fotográfico feito por Pedro Maia, o Padre Lacerda pôde ser visto com esse aspecto de mansidão e humildade. Muito diferente do homem que fez fama nos tribunais da região, onde exercendo a função de advogado, atraia muitos interessados em seus argumentos bem construídos e sua perspicácia, e a quem pertencia a icônica quadra:

            Na batina sou um padre

            No gibão sou um vaqueiro

            No fuzil sou um soldado

            No rifle um cangaceiro

            Em 28 de janeiro de 1939, deu seu último suspiro o sacerdote vaidoso e brilhante, que foi capaz de dar combate e vencer o temido “Sinhô Pereira”, primeiro chefe de Lampião, e cangaceiro de muita expressão. Restaram do padre ítens valiosos, como o casarão em que ele viveu, que apesar de desfigurado, possui ainda os relevos de sobreporta e as torneiras por onde os rifles eram colocados em caso de ataque.

            Também permaneceram seus paramentos originais, que merecem mais atenção por parte da diocese, tendo em vista o delicado estado de conservação em que se encontram, mas a principal permanência está na memória popular do lugarejo, onde o Padre Lacerda permanece tão vivo, que é possível sentir sua presença, nas histórias e causos contados pelos moradores.

        • B.1.1.2 - Antônio Miguel de Lacerda4 [#64506] {Nome1 -> Francisco2 -> Miguel3}. Casou-se com Joaquina Leite Sampaio.
          1. Filhos:
          2. T.1.1.2.1 - Pedro Antônio de Lacerda
    • F.2 - Outro Filho2 [#64513] {Nome1}.
      1. Filhos:
      2. N.2.1 - Francisco Xavier de Lacerda
Nomenclatura:
∈ - Indica que a pessoa teve relacionamentos (casamento ou não), com ou sem filhos.
✟ - Indica que a pessoa já é falecida.
Gerações Pessoas Casamentos Pessoas c.c/outros Descendentes
Filhos220
Netos220
Bisnetos330
Trinetos432
Tetranetos2--
Totais 13 10 2

Atenção! Relatórios com muitas gerações podem gerar uma grande quantidade de dados e não executar corretamente. Se esta mensagem aparecer no final do relatório, então está completo.

Localidade
Nossos Patrocinadores
Outros Arquivos Genealógicos
Links
  • Brother's Keeper
    O melhor programa para registro de dados genealógicos, usado por mim desde o início deste trabalho.
  • Família Coelho Rodrigues
    Site dos descendentes de Valério Coelho Rodrigues, com sua história, descendentes e muitas outras informações.
  • Uma organização internacional sem fins lucrativos que oferece ferramentas gratuitas para ajudá-lo a descobrir sua genealogia. Muitas pessoas aqui neste site já possuem links para seus registros no Family Search.
  • Colégio Brasileiro de Genealogia
    Deseja pesquisar mais sobre sua família e não sabe como fazer? Aqui você vai encontrar dicas importantes.
  • Arquivo Nacional
  • My Heritage
  • Ancestry
  • Geneall
  • Geneanet
  • Geni

Nome Memorizado
Nenhum nome memorizado.
Dados do arquivo
Data: Segunda-Feira, 29-4-2024 3:4 GMT - DB1
Pessoas: 113.544
Famílias: 36.167
Contato
Site desenvolvido por
Magno José de Sá Araujo
genealogia.pernambucana@gmail.com