Aguarde...

Genealogia Pernambucana

Famílias Sertanejas

Genealogia de famílias do sertão nordestino

Genealogia Pernambucana

Famílias Sertanejas

Famílias Sertanejas

Genealogia de famílias do sertão nordestino

Relação dos Ancestrais

Relação dos Ancestrais

Joaquim Pinto de Campos
  1. Joaquim Pinto de Campos (✭04-04-1819, ✟05-12-1887) - (filho de 2 - Manoel José de Campos e 3 - Anna Firmina Barbosa) Padre. Monsenhor Pinto de Campos. Veja Roteiro de Velhos e Grandes Sertanejos, de Luiz Wilson, capítulo 80. Também é citado no livro Flores do Pajeú, do Sr. Belarmino, pag. 205 que o Monsenhor fora batizado pelo "célebre Frei Angelo Maurício de Niza, na capela da Baixa Verde, no dia 20 de março de 1819, tendo naquela data 20 dias de nascido e foram padrinhos Manuel Francisco da Silva (casado) e Custodia Maria Osorio de Campos(solteira).". Mais adiante, na página 204, ele cita que existe outra data para a data de nascimento: "Ele teria nascido na fazenda Conceiçao no dia 04 de abril de 1819".

    Em pesquisa mais recente (2022), feita por Ricardo Barros, ele indica a hemeroteca digital onde registra que o nome da mãe do Monsenhor Pinto de Campos constante nos apontamento do seu "vita et moribus" é na verdade: Anna Firmina Barbosa (e não Tereza Firmiana da Fonseca Aragão). A seguir, o trecho copiado desse link http://memoria.bn.br/docreader/DocReader.aspx?bib=029033_03&pagfis=2530:

    "Certifico que revendo os livros dos assentos de baptismo desta freguezia do Senhor do Bom Jesus dos Afflictos, da Fazenda-Grande em um deles achei o assento de que faz mensão a petição supra, a qual he da maneira seguinte:
    Aos 20 de março de 1819, nesta capella de Nossa Senhora das Dores, da missão de Baixa-Verde, freguezia de Nossa Senhora da Conceição de Flores, baptizei solemnemente o recém-nascido Joaquim, branco, com vinte dias de nascido, filho legítimo do capitão de ordenança, Manoel José de Campos, e de D. Anna Firmina Barbosa, naturaes da freguezia de Fazenda-Grande; e foram padrinhos Manoel Francisco da Silva, branco, casado, e D. Custodia Maria Osorio de Campos, branca, solteira. E eu, frei Angelo Mauricio de Niza, missionário capuchinho, encarregado da cathechese e missões nos sertões do Brasil, o fiz. Nada mais se continha em dito assento, ao qual me reporto, etc.
    Fazenda-Grande, 22 de março de 1831
    O vigário, Bento Leite Cavalcanti"

    Resta a dúvida se os seus irmãos também são filhos de Anna Firmina Barbosa.

    Mais recentemente, recebi também de Saulo de Tarcio Duarte, biógrafo do Monsenhor, a informação de que a data de nascimento correta seria 04-04-1819, na Fazenda Conceição.
Pais
  1. Manoel José de Campos Capitão de Ordenança. José Anchieta de Siqueira, pesquisador, ao ler o livro "Geruzalém", da autoria do Monsenhor Joaquim Pinto de Campos, filho de Manoel, ressalta o seguinte parágrafo na página 3: "Muitas vezes ouvira eu, preso dos labios de meu venerando pae, narrar parlicu­laridades da sua infancia; e uma das cousas que na sua vida fizera epocha, era a circumstancia de haver embarcado para o Brazil e atravessado estas mesmas águas ao clarão do incendio d'aquelle fronteiro palacio da Ajuda. Nao occulto que em taes rccordações me tumultuava no espirito um não sei que mixto do nostalgia e de saudade vivissima d'esse ente, cuja memoria me acompanhara ate o suspiro derradeiro.". Assim, o mais lógico é que Manoel José de Campos não tenha nascido no Brasil.
    Ressalta ainda que, em outro ponto ele escreveu que seu pai viveu em Lisboa antes de embarcar para o Brasil. Possivelmente ele tenha nascido em Portugal mesmo.
    Ainda nas últimas linhas da página 3 do livro "Geruzalém" o célebre Joaquim Pinto de Campos descreveu o seu sentimento ao caminhar pelas ruas de Lisboa, em Portugal: "não me fartava de caminhar naquela rua (tão apropriadamente denominada Augusta), onde meu pai residira antes de sua partida para América.".
  2. Anna Firmina Barbosa Sobre seu nome, veja as notas de seu filho Joaquim Pinto de Campos.
Total de Ancestrais: 2
Nota explicativa da numeração: A primeira pessoa da relação tem sempre o número '1'. Em seguida, se for um número par, significa que é o pai da pessoa que tem aquele número divido por 2. Por exemplo, a pessoa de número 40 é o pai da pessoa de número 20. Se for um número ímpar, significa que é a mãe da pessoa que tem o aquele número - 1, dividido por 2. Por exemplo, a pessoa de número 41 é a mãe da pessoa de número 20 ((41 - 1) / 2 = 20).
Localidade
Nossos Patrocinadores
Outros Arquivos Genealógicos
Links
  • Brother's Keeper
    O melhor programa para registro de dados genealógicos, usado por mim desde o início deste trabalho.
  • Família Coelho Rodrigues
    Site dos descendentes de Valério Coelho Rodrigues, com sua história, descendentes e muitas outras informações.
  • Uma organização internacional sem fins lucrativos que oferece ferramentas gratuitas para ajudá-lo a descobrir sua genealogia. Muitas pessoas aqui neste site já possuem links para seus registros no Family Search.
  • Colégio Brasileiro de Genealogia
    Deseja pesquisar mais sobre sua família e não sabe como fazer? Aqui você vai encontrar dicas importantes.
  • Arquivo Nacional
  • My Heritage
  • Ancestry
  • Geneall
  • Geneanet
  • Geni

Nome Memorizado
Nenhum nome memorizado.
Dados do arquivo
Data: Segunda-Feira, 29-4-2024 3:21 GMT - DB1
Pessoas: 113.544
Famílias: 36.167
Contato
Site desenvolvido por
Magno José de Sá Araujo
genealogia.pernambucana@gmail.com