Genealogia Pernambucana
Famílias Sertanejas
Genealogia Pernambucana
Famílias Sertanejas
Famílias Sertanejas
Genealogia de famílias do sertão nordestino
Genealogia de famílias do sertão nordestino
Notas sobre João Pereira de Vasconcelos: Procedente da região de Inhamuns, município de Tauá-CE, chegou com sua mãe Maria Pereira dos Santos, viúva, na região Lagoinha, Serra Talhada. Segundo Joaquim Pereira da Silva, consta na certidão de casamento que veio para Vila Bela com menos de 18 anos. Fonte: Sérgio Elias Wanderley.
Notas sobre Manoel Pereira de Vasconcelos: (Né do Mirador). Era moreno claro, de boa estatura, muito careca e de barba longa. Era ele dono das fazendas Mirador, Barra, Cachoeira, Mocambo, Jurema e Lagoa do Mato.
Notas sobre Ana Nunes de Souza: Era uma mulher alva, bonita, inteligente e alfabetizou todos seus filhos.
Notas sobre Raimundo Pereira de Vasconcelos: (Mundinho).
Notas sobre Hermínia Nunes Wanderley: (Branca).
Notas sobre Francisca Nunes de Lima: (Chica).
Notas sobre Manoel Pereira Nunes: (Dezinho).
Notas sobre Augusto Pereira Nunes: (Ourinho). Ficou viuvo da primeira esposa e casou-se novamente.
Notas sobre Luiz Pereira Nunes: (Luiz de Ourinho).
Notas sobre Inôcencio Ignácio de Oliveira: Morava no distrito de Santa Rita em Vila Bela e depois foi morar em Remanso-BA.
Notas sobre José Pereira Nunes: Morreu assassinado. Deixou 9 filhos.
Notas sobre João Lima de Oliveira: (João de Chica).
Notas sobre Antônia Nunes de Souza: ("madrinha" Sinharinha).
Notas sobre Sebastião Ignácio de Oliveira: Conhecido como Baião Ignácio, proprietário das fazendas Santa Rita, Barrinha, Prazeres, Desterro, Cachoeira e Jasido sendo todas no município de Vila Bela, era proprietário do sitio Boqueirão em Belmonte-PE, e também foi político.
Notas sobre João Batista Ignácio de Oliveira: Faleceu criança.
Notas sobre Manoel Ignácio de Oliveira: Irnero Ignácio. Construiu um açude, cuja vazante permitiu o plantio e colheita anual de grande quantidade de arroz. Foi suplente de Delegado em Vila Bela nos anos de 1923, 1930 e 1935 e Delegado em 1928 e 1931.
Notas sobre Francisca Nunes de Oliveira: Faleceu de câncer.
Notas sobre Helena Nunes de Oliveira: Foi nomeada, em 1943, professora pelo Estado de Pernambuco, sendo uma das primeiras a ser titulada. Foi transferida para Gloria do Goitá-PE, depois para Pirituba, município de Vitória de Santo Antão-PE, em seguida para Sertania-PE, vindo novamente para Santa Rita, onde foi nomeada diretora do Grupo Escolar Solidônio Leite, em Serra Talhada. Foi uma das primeiras diretoras da primeira escolar de segundo grau de Serra Talhada. Trabalhou também no Tribunal de Contas do Estado, no gabinete do irmão Dr. Neto. Não teve filhos.
Notas sobre Waldemar Ignácio Oliveira: Foi comissário de Polícia em Alto do Bom Jesus, Serra Talahada-PE.
Notas sobre Abigail Nunes de Oliveira: Faleceu muito cedo, sendo os filhos criados por sua irmã Helena Ignácio.
Notas sobre Antonia Oliveira da Silva: Dona Teté.
Notas sobre Sebastião Ignácio de Oliveira Neto: Dr. Neto. Foi estudar no Recife onde concluiu o curso de ciências Jurídicas e Sociais concluído em 1958. Foi nomeado Superintendente do IAA e depois Escrivão da oitava vara criminal da Comarca do Recife. Em 1963 foi eleito Deputado Estadual e foi eleito Vice-Presidente no período de 1963/1964. No segundo mandato em 1968 foi nomeado conselheiro do Tribunal de Contas de Pernambuco. Foi presidente do Tribunal de Contas em 1976/77 e 1987/88. Faleceu em 1990 ainda no exercício do cargo.
Notas sobre Valmir Inácio de Oliveira: Funcionário do IAPC e técnico do Tribunal de Contas do Estado.
Notas sobre Carmélia Ignácio de Oliveira: Estudou no Colégio Santa Dorotéa em Pesqueira-PE, e depois no Recife-PE. Formou-se em Pedagogia pela UFPE, casou-se e foi morar em Serra Talhada, onde foi diretora do Colégio Cônego Torres. Aposentou-se escrevendo um livro sobre a família Ignácio, e muito contribuiu para o levantamento genealógico da família.
Notas sobre Luiz Pereira de Mello: Veja família de B.1.6.1
Notas sobre Sebastião Inácio de Oliveira: Casou-se e reside em São Paulo.
Notas sobre Maria Nunes de Oliveira: Residia na fazenda Barrinha em Santa Rita, distrito de Serra Talhada.
Notas sobre Joaquim Ignácio de Oliveira: Conhecido por Joaquim Ventura.
Notas sobre Inocêncio Inácio de Oliveira: Residia na fazenda Prazeres. Comprou a fazenda Açude ao irmão Manoel Irnero Ignácio, que veio a se tornar um bairro de Serra Talhada-PE.
Notas sobre Afonso Ignácio de Oliveira: Faleceu com 19 anos.
Notas sobre Enock Ignácio de Oliveira: Morou em Serra Talhada, onde estudou e comprou a loja “A Sertaneja” do ramo têxtil. Era político, fundou a UDN em Serra Talhada de oposição municipal e estadual na época. Era homem muito religioso, comunicativo, amava muito a família e tinha carinho especial pelos pobres, sempre trabalhando pelo bem coletivo.
Notas sobre Inês Pereira da Silva: Casou-se a primeira vez com 13 anos e não teve filhos deste casamento. Separou-se e foi morar com Enock.
Notas sobre Bartolomeu Ignácio de Andrada Oliveira: Dr. Bartô.
Notas sobre Maria Hélia de Oliveira Minkauskas: Reside em São Paulo.
Notas sobre Vitautas Felix Minkauskas: (Vitório).
Notas sobre Hélio Antônio Andrada de Oliveira: Foi vice-prefeito de Serra Talhada no período de 1983/1988.
Notas sobre Marlene Pereira de Andrada Costa: Reside em Recife-PE.
Notas sobre Deusdete Batista Costa: Falecido.
Notas sobre Vicente Ignácio de Oliveira: (Micena). Era proprietário de uma mercearia. Muito religioso, gostava de ajudar os pobres e andava com os bolsos cheios de confeitos para distribuir para as crianças.
Fonte: Luiz Ferraz Filho
Notas sobre Maria da Penha Oliveira Leal: Bonita e Vaidosa, muito agradável e amiga da família.
Notas sobre Inocêncio Gomes de Oliveira: Ao concluir o curso de Medicina na turma de 1963 da UFPE, voltou para sua cidade natal onde construiu grande patrimônio. Abraçou a carreira política quando seu irmão foi prefeito em 1974, sendo eleito Deputado Federal por Pernambuco pela ARENA. Depois, no decorrer dos anos, foi reeleito por 9 mandatos seguidos desde 1974. Foi Presidente da Câmara Federal de 1993 a 1994, onde assumiu a Presidência da Republica 9 vezes no período, na ausência do Presidente Itamar Franco. Possui as medalhas do Mérito dos Guararapes - Classe Ouro, Medalha do Ipiranga-Grão Oficial, Medalha da Iconfidência Mineira, Medalha do Libertador da Republica da Venezuela, Medalha Ruy Barbosa do Estado do Pará, Medalha do Pacificador, Medalha do Rio Branco e outras mais. Fundador do Grupo Inocêncio Oliveira, que possui 2 rádios em Serra Talhada e uma transmissora da Rede Globo (TV Asa Branca) em Pernambuco. Proprietário da Casa de Saúde e Martenidade São Vicente e da revendedora Sertamol Honda.
Notas sobre Maria Augusta de Oliveira Salzano: Reside em Recife-PE.
Notas sobre Sebastião Andrada Oliveira: Conhecido como Tião. Político nato, foi considerado por muitos o maior político de Serra Talhada no século XX. Iniciando como vereador em 1963/1969, foi logo depois eleito vice-prefeito de 1969/1973, onde elegeu-se prefeito de Serra Talhada pela primeira vez no período de 1973/1977. Disputou, para o período de 1983/1989, uma nova eleição contra Luiz Lorena e Sá, na maior eleição do município, onde saiu vitorioso. Em 1990 candidatou-se a Deputado Estadual tendo sido eleito com sobra. Deixou o cargo de Deputado e voltou a sua terra para candidatar-se novamente a prefeito, onde venceu e governou o município entre 1996/2000. Nunca perdeu uma eleição e era protetor dos pobres e menos favorecidos.
Notas sobre Maria Dorotéa de Oliveira Alves: Reside em Serra Talhada-PE.
Notas sobre Maria Elisabet de Oliveira: Reside em Recife-PE.
Notas sobre Maria das Graças Andrada Donato: Reside em Recife-PE. Professora graduada em Licenciatura Plena em Letras e Pedagogia e é autora das obras Recife Cidade Maurícia e Símbolos Estaduais de Pernambuco.
Notas sobre José Tadeu de Andrada Oliveira: Reside em Serra Talhada-PE.
Notas sobre Ana Nunes de Oliveira: Conhecida como Santana. Faleceu solteira.
Notas sobre Enéas Ignácio de Oliveira: Residia em Santa Rita.
Notas sobre Francisco Inácio de Oliveira: Faleceu com 15 anos.
Notas sobre José Inácio de Oliveira: Conhecido como Zeca.
Notas sobre Francisca Inácio de Oliveira: Não teve filhos.
Notas sobre Maria Inácio de Oliveira: Professora da Faculdade de Formação de Professores.
Notas sobre Antonio Justo de Souza Barros: Falecido.
Notas sobre Napoleão Ignácio de Oliveira: Foi rico fazendeiro em Vila Bela. Era proprietário das Fazendas Boqueirão, Ponta da Serra e Santa Rita. Era político e teve grande liderança na família juntamente com os irmãos Enock Inácio de Oliveira, Vicente Inácio de Oliveira e Manoel Irnero Inácio, tendo sido eleito vereador para o mandato de 1963/1969.
Notas sobre Ana Ferreira de Albuquerque: (Naninha).
Notas sobre João Inácio de Oliveira: Conhecido com João de Feinha.
Notas sobre José Inácio de Oliveira: Veja família de T.1.2.9.2
Notas sobre Jaime Andrada de Araújo: (Jaime Andrada). Um dos maiores comerciantes no final do século XX. Dono de uma loja de construção, foi ele um dos maiores construtores de Serra Talhada, deixando vários imóveis.
Fonte: Luiz Ferraz Filho.
Notas sobre Antonia Inácio de Albuquerque: (Toinha Inácio).
Notas sobre Expedito Timóteo de Oliveira: Veja família de T.1.3.3.1
Notas sobre Francisca Inácio de Albuquerque: (Miruxinha).
Notas sobre Ana Inácio de Albuquerque Modesto: (Nana).
Notas sobre Damião Ferreira de Albuquerque: Filho adotivo.
Notas sobre Anaiza Nunes de Oliveira: Solteira.
Notas sobre José Ignácio de Oliveira: (Cazé Ignácio).
Notas sobre Luiz Barros de Novaes: Ex-vereador de Serra Talhada, PE.
Notas sobre Luiz Conrado de Lorena e Sá: Ainda criança seu pai, Antônio Conrado, trouxe o mesmo para a cidade de Serra Talhada para ajudá-lo nos afazeres de uma mercearia da família. Em 1945, foi indicado e nomeado prefeito de Serra Talhada (1945/1946) por influencia da família perante o coronel Cornélio Soares, primo do governador Agamenon Magalhães. No ano seguinte foi exonerado e cerca de um mês depois foi novamente nomeado prefeito de Serra Talhada (1946/1947). Com o falecimento de Cornélio e Agamenon o jovem Lorena disputou a eleição seguinte sendo eleito prefeito de Serra Talhada (1955/1958) para um terceiro período. Apoiou e elegeu o sucessor Hildo Pereira para depois ser novamente eleito prefeito de Serra Talhada (1963/1968). Foi farmacêutico de largo prestigio em seu tempo, chegando a ter diversas drogarias no interior de PE. Foi um dos maiores historiadores da cidade onde nasceu, viveu e morreu, sendo assim um das famílias mais respeitadas em seu tempo.
Notas sobre Maria Luiza Pereira de Souza: (Luizinha).
Notas sobre Joaquim Timóteo de Lima Neto: (Quincas Timóteo). Morava em Triunfo-PE.
Notas sobre Maria Januária da Conceição: (ou Maria Ginu de Lima).
Notas sobre Carlos Timóteo de Lima: Residente em São Paulo-SP.
Notas sobre Eleuzina Timóteo de Holanda Calvacante: De Brejo da Madre Deus-PE.
Notas sobre Helenita Timóteo de Lima: Foi professora do Colégio Stella Maris, em Triunfo, Pernambuco, durante muito tempo.
Notas sobre João Antas Florentino: De Princesa Isabel-PB. Foi promotor de justiça em Triunfo, Pernambuco e diretor do Ginásio Diocesano Pio XII, também em Triunfo.
Notas sobre Antônio Timóteo de Lima Sobrinho: Diplomado pela UFRPE-1970, com Mestrado em Engenharia Agrícola pela UFV (1990), atuou como Chefe da Estação Experimental do IPA, em Serra Talhada, e Secretário Municipal da Agricultura de Triunfo.
Notas sobre Maria Zulmira Silva Timóteo: Descendente dos “Caiçaras” de Caiçarinha da Penha, município de Serra Talhada. Antes de ser Procuradora Federal, atuou como educadora, ocupando a diretoria e a coordenação pedagógica da Escola Estadual Irmã Elizabeth e cadeiras na Faculdade de Serra Talhada.
Fonte: Antonio Filho Neto
Notas sobre Izabel Anunciada de Sá Timóteo: Procedente da Ribeira do “Navio”, município de Floresta.
Notas sobre Romeu Timóteo de Lima: Graduado pela FOP no ano de 1975 e radicado na cidade de Irecê, no estado da Bahia.
Notas sobre Luciana Freitas: Diplomada pela FOP no ano de 1976.
Notas sobre José Ignácio de Oliveira: (Zeca do Açude Velho).
Notas sobre Expedito Timóteo de Oliveira: (Totinha Inácio).
Notas sobre Antonia Inácio de Albuquerque: Veja família de T.1.2.10.8
Notas sobre Maria Timóteo de Oliveira: (Loza).
Notas sobre João Timóteo de Oliveira: (Danda).
Notas sobre Antônio Timóteo Sobrinho: (Tota Timóteo). Dono da Fazenda Condado, em Serra Talhada (PE).
Notas sobre Maria Luiza de Lima Vasconcelos: Residente em Genebra, Suiça.
Notas sobre Antônio Fernando de Lima Vasconcelos: Residente em Serra Talhada-PE. Divorciado de Eliene.
Notas sobre Regina Pereira de Souza: (Nuninha).
Notas sobre Pedro de Souza Melo: Pedro e Regina moravam na Fazenda Jurema, em Serra Talhada (PE).
Notas sobre Antônio Ventura do Nascimento: Dono do sítio Mocambo, em Serra Talhada (PE),
Notas sobre João Melo Sobrinho: Ficou viúvo de Antonia e casou-se novamente.
Notas sobre Francisco Melo do Nascimento: (Fan).
Notas sobre Ana Nunes de Oliveira: (Nanô).
Notas sobre Paulo Rodrigues da Silva: (Parosi). Foi funcionário do Banco do Brasil, diretor municipal de Cultura e artista plástico em Serra Talhada - PE.
Notas sobre Vicente Pereira de Vasconcelos: (Vicentinho da Barra). Era louro, esbelto, de olhos azuis e aproveitava a vida em festas e farras, mas quando dele necessitavam, estava pronto para servir à família. Além de irmão era grande amigo de Antônia Nunes de Souza (Sinharinha) e do cunhado Sebastião Ignácio de Oliveira (Baião). Quando um primo seu se aliou a outros inimigos da família para invadir e depredar os bens de Baião Ignácio, dos seus filhos e diversos outros componentes da família Ignácio de Oliveira. Vicentinho se uniu a sua irmã e sobrinhos para combater com veemência os agressões, procurando substituir o Major Baião, que já se encontrava cego.
Notas sobre José Ignácio de Oliveira: (Zé Mourato). Dono da Fazenda Desterro, em Serra Talhada.
Notas sobre Luiz Pereira de Mello: (Luiz Careca).
Notas sobre Carmélia Ignácio de Oliveira: Veja família de T.1.2.2.10
Notas sobre Carmen Lúcia Inácio de Melo: Divorciada de Antonio Fernando.
Notas sobre Luis Pereira de Melo Junior: Diretor da Faculdade de Integração do Sertão.
Notas sobre Ana Cristina Inácio de Melo: Reside em Recife-PE. Divorciada de Gil Barbosa.
Notas sobre Antônio Pereira de Vasconcelos: (Sinhorzinho).
Notas sobre Joaquina Pereira de Souza: Foi declarante do óbito, seu esposo Antônio Pereira de Vasconcelos.
Notas sobre Francisca Joaquina de Souza: (Dona Chicó).
Notas sobre Joaquina Nunes de Souza: Faleceu no parto juntamente com a criança.
Notas sobre Antonia Nunes de Lima: Reside em Serra Talhada-PE.
Notas sobre Luiz de França Pereira de Souza: (França).
Notas sobre Honora Pereira de Souza: Veja família de N.3.2
Notas sobre Francisco Nunes de Souza: Veja família de B.3.8.1
Notas sobre José Pereira de Souza: (Zezito).
Notas sobre Auricelio Luiz de Moura: (Cacau).
Notas sobre Joaquim Pereira de Vasconcelos: (Quinca do Triângulo).
Notas sobre Antônia Pereira de Souza: (Mitonha).
Notas sobre Luiz Pereira de Souza: (Luiz do Triângulo). Também conhecido como Luís da Cacimba Nova, Luís Quina. Seu nome de nascimento era Luiz Nunes de Souza, mas ele mudou no cartório, tirou Nunes e pôs o Pereira, logo, Luiz Pereira de Souza (informações de sua filha Carminha). Em 1930 foi convidado por seu parente o coronel José Pereira e lutou ao seu lado na Revolução de Princesa (PB). Antes, já na década de 10 andou em armas e teve umas passagens com o parente Sinhô Pereira, tinha em seus homens de maior confiança os primos, Chiquito, Chocho, Torquarto, Toinho da Cachoeira, Teotônio da Siliveira e José Bizarria.
Fonte: Sérgio Elias Wanderley
Notas sobre Maria Pereira de Souza Martins: (Carminha).
Notas sobre Carlos Aparecido Martins: (Lopinho).
Notas sobre Honora Pereira de Souza: Madrinha de batismo de sua sobrinha Carminha, filha de Mitonha e Luiz do Triângulo.
Notas sobre Luiz de França Pereira de Souza: Veja família de N.2.2
Notas sobre Rosa Pereira de Souza: (Nem).
Notas sobre Francisco Pereira de Souza: (Chiquito). Morreu em localidade conhecida por Souzinha, a 1 km de Patos de Irerê (pertencia Princesa Isabel-PB), em emboscada.
Notas sobre Quintino Pereira: Lutou ao lado de José Pereira.
Notas sobre Maria Senhora Pereira de Souza: (Dona Ná e Nazinha).
Notas sobre João Nunes de Souza: Faleceu vítima de ferimento de bala.
Notas sobre Francisco Nunes de Souza: (Chiquito). Da Cacimba Nova.
Notas sobre Iaiá: Desapareceu com um irmão ainda menor (talvez Souza), na época dos cangaceiros e não souberam mais sobre eles.
Notas sobre Francisco Pereira de Souza: (Tino).
Notas sobre José Miguel de Souza: (Zé da Lagoinha).
Notas sobre Francisco de Souza Melo: (Lopinho).
Notas sobre Maria Pereira de Souza: (Lica).
Notas sobre Manuela Pereira de Souza: (Aiá).
Notas sobre Sabino Pereira de Souza: Do Jardim.
Notas sobre Francisco Pereira de Souza: (Chico Sabino). Do Jardim.
Notas sobre Luiz Pereira de Souza: (Lucas do Jardim).
Notas sobre Marciano Sabino de Souza: (Marciano Sabino).
Notas sobre Ana Nunes Wanderley: (Naninha).
Notas sobre Hildo Diniz da Silva: Foi superintendente da CODEVASF durante 16 anos em Petrolina.
Notas sobre Wilson Pereira de Souza: Faleceu novo, com diabetes.
Notas sobre Francisco Pereira de Souza: Da Fazenda Barra de Cabaça.
Gerações | Pessoas | Casamentos | Pessoas c.c/outros Descendentes |
---|---|---|---|
Filhos | 9 | 5 | 0 |
Netos | 32 | 25 | 1 |
Bisnetos | 125 | 57 | 6 |
Trinetos | 267 | 117 | 5 |
Tetranetos | 357 | - | - |
Totais | 790 | 204 | 12 |
Atenção! Relatórios com muitas gerações podem gerar uma grande quantidade de dados e não executar corretamente. Se esta mensagem aparecer no final do relatório, então está completo.