Genealogia Pernambucana
Famílias Sertanejas
Genealogia Pernambucana
Famílias Sertanejas
Famílias Sertanejas
Genealogia de famílias do sertão nordestino
Genealogia de famílias do sertão nordestino
Notas sobre Francisco Gomes de Sá: Residia no Riacho dos Mandantes.
Notas sobre Manoel de Carvalho Alves: (Goiana Carvalho). Sabe-se que tinha 19 filhos. Não se sabe os nomes nem os descendentes dos outros filhos.
Notas sobre José Alves de Carvalho e Sá: Residia em Santa Cruz, Belmonte.
Notas sobre Clementino Alves de Carvalho e Sá: Veja família de B.1.4.1
Notas sobre Manoel de Carvalho Alves: Residia em Quixaba, hoje Mirandiba, PE.
Notas sobre Francisco Pires de Carvalho: Não deixou filhos.
Notas sobre Urbano Alves de Carvalho Pires: Não deixou filhos.
Notas sobre João Barbosa de Barros: (Janjão). Da Quixabeira.
Notas sobre Manoel Nunes de Barros: (Manoel Cabeludo).
Notas sobre José Leonel de Alencar: Era sobrinho de D. Bárbara Pereira de Alencar e primo legítimo do escritor José Martiniano de Alencar.
Notas sobre Josefa Maria de Carvalho: (Siá Dé).
Notas sobre Antônio Gomes de Sá Carvalho: Veja família de B.1.3.1
Notas sobre Francisco Alves de Carvalho: Residia em Bom Sucesso.
Notas sobre Ana Gomes de Sá: Dos Brandões.
Notas sobre Antônio Gomes de Sá Carvalho: Do Bom Sucesso, São José de Belmonte - PE. Faleceu, com 75 anos, vítima de febre.
Notas sobre Francisca Maria do Espírito Santo: Não deixou filhos.
Notas sobre Manoel Francisco de Carvalho: Residia no Riacho dos Cavalos.
Notas sobre Clara Linda de Carvalho: (Calu).
Notas sobre Manoel Lopes Furtado: (Lopes). Morava no Ceará. Tendo tido grande prejuízo com os seus rebanhos, nas secas periódicas do final do século XIX, deixou o Ceará e foi morar na Fazenda Serrote, herança da esposa, no município de Belmonte (hoje Mirandiba), onde viveu a sua velhice. Foi homem austero e cultor da honra e da bondade, deixando para os seus descendentes a tradição de primar pela decência, honradez, o bom caráter e o orgulho de ser "direito acima de todas as provações". Quanto a bens materiais, pouco deixou para seus herdeiros. (Nivaldo Carvalho).
Notas sobre Manoel Gonçalves Torres: Da Fazenda Brandões, no rio São Francisco.
Notas sobre Antônio Alves de Carvalho: Residia em São José, Floresta, PE.
Notas sobre Antônia Gomes de São Pedro e Sá: Tia do Cap. Ângelo, das Cabaças. (fonte: Nivaldo Carvalho)
Notas sobre Clementino Alves de Carvalho e Sá: (Quelé).
Notas sobre José Alves de Carvalho e Sá: Da Barra.
Notas sobre Alexandre Gomes de Sá Leal: Veja família de N.2.3
Notas sobre Josefa Torres Barros: (Zefinha).
Notas sobre Luiz Rodrigues de Barros: (Luizinho). Do Angico.
Notas sobre Maria Gomes de Barros: (Dacó).
Notas sobre Norberto Gomes dos Santos Barros: Do Angico.
Notas sobre Januária Maria de Carvalho: Não deixou filhos.
Notas sobre Cícero Lopes de Barros: Residia em Tapuiu, Floresta - PE.
Notas sobre José Alves da Luz: Eram moradores na Fazenda Calumbi, situada na margem do Rio Pajeú, em Floresta-PE. (hoje município de Itacuruba-PE). A tradição oral, transmitida pelos mais velhos, diz que o Cel. José da Luz era cearense e de família “nobre” ou “fidalga” daquele Estado e que tinha vindo para o Pajeú na 1ª metade do século XIX, aqui casando-se com Mariana, filha de fazendeiros.
Parece ter chegado em Floresta entre 1817 e 1838 quando a Província do Ceará enfrentava movimentos Revolucionários de maior importância histórica. Não se sabe ao certo se era Cel. Da Guarda Nacional (Criada em 1831), ou de alguma milícia, pois as fontes de informações foram verbais, obedecendo à tradição oral de alguns descendentes seus já falecidos. Sabe-se que gozava de alto conceito entre os seus descendentes que o descreviam como personagem de referência e destaque social na formação básica de sua família.
Notas sobre Felismina Pires de Carvalho: Teve duas filhas que morreram ainda pequenas.
Notas sobre Maria Francisca de Barros: Conhecida como Cotinha.
Notas sobre Maria Teodora de Assunção Luz: Conhecida como Cota. Doadora do patrimônio da cidade de Itacuruba-PE em 1872.
Notas sobre Manoel Pires de Carvalho Belfort: Da Fazenda Cipó, em Belém do São Francisco-PE. Foi comandante do 34º Batalhão de Infantaria da Guarda Nacional da Província de Pernambuco, nomeado em 05.10.1867.
Notas sobre Senhorinha Alves da Luz: Também conhecida por Senhorinha Pires de Carvalho.
Notas sobre Manoel Francisco de Novaes: Residia na Fazenda Pedras, no Pajeú - Floresta-PE.
Notas sobre Rita Alves da Luz: Conhecida como Riqueta.
Notas sobre Benedito Gomes de Barros: Morava na Faz. "Boa Sorte".
Notas sobre Josefa Alves da Luz: Conhecida como Zefinha.
Notas sobre Gaetano Cantarelli: Caetano Di Cantarelli e Josefa Alves da luz casaram-se no Oratório Privado da Fazenda de José Alves da Luz. O casamento foi celebrado pelo Vigário Damaso D'Assunção Pires. Certidão de Casamento conseguida através de Nivaldo Alves de Carvalho e Neide Rejane de Menezes Cantarelli. O livro onde consta o registro do casamento está, por questão de segurança, no IAHGP- Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano; é o Livro de Casamentos n. 03, folha 74v. da Fazenda Grande, freguesia de Floresta-PE.
Em pesquisas mais recentes, agosto de 2022, sua descendente, Tatiane Cantarelli, escreveu:
"Em minhas buscas finalmente encontrei a tão procurada certidão de nascimento de Gaetano Cantarelli, filho de Pasquale Cantarelli e Francesca Rosetti. Nascido em Forlì em 20 de agosto de 1807.
Estas informações batem com outros documentos obtidos em Floresta na qual ele declara ser filho de Pasqual Cantarelli e Francisca da Rosa (Francesca Rosetti), e não de Antonia como se acreditava baseado na certidão de casamento. Também são informações que constam na solicitação de declaração de ausência publicada na Gazzetta Ufficiale do Regno d’Italia.
Era comum naquela época na Itália se referir apenas a linhagem paternal, então na certidão de casamento onde está escrito que é Caetano Cantarelli filho di Pasquale di Cantarelli e di Antonia di Cantarelli, ele quis dizer que era Gaetano Cantarelli filho de Pasquale Cantarelli, que era filho de Antonio Cantarelli.
Gaetano Cantarelli era neto de Antonio Cantarelli e Domenica por parte de pai e de Giuseppe Rosetti e Antonia Cicognani por parte de mãe.
Tinha uma irmã chamada Susanna e outra Antonia.
Seguem as imagens do registro de nascimento e da Gazzeta.
Obrigada por reunir tantas informações sobre a família.
Tatiane Cantarelli
"
Notas sobre Ana Alves da Luz: Conhecida como Naninha.
Notas sobre Antônia Alves da Luz: Solteira.
Notas sobre Francisco Alves da Luz e Sá: Solteiro.
Notas sobre Ana Maria de Carvalho: (Aninha).
Notas sobre José Antônio Rodrigues do Nascimento: Conhecido como José Antônio da Penha, por ser proprietário da Fazenda Lagoa Grande da Penha e vivido por lá. Hoje, o local é conhecido como Carnaubeira da Penha. Viuvo de Ana, casou com Maria. Iniciou o inventário de seu sogro no ano de 1834, na cidade de Flores, vindo a falecer no decorrer e sendo substituído por seu cunhado Izidoro Pereira de Lima, onde foi notificada sua irmã, a viúva Maria Pereira dos Santos no dia 07/07/1838, na fazenda Siliveira, sobre o citado inventário. Fonte: Sérgio Elias Wanderley.
Notas sobre Antônia Fonseca: Da família Fonseca.
Notas sobre Antônio Rodrigues de Carvalho: Da Faz. São José, em Itacuruba-PE.
Notas sobre Clara Maria de Carvalho: Casada. Não deixou filhos.
Notas sobre Cirilo Gomes de Sá: Da Fazenda Santa Clara.
Notas sobre Ana Furtado Leite: Cearense. Prima legítima de Izabel Furtado Leite, esposa de Gregório Barbosa.
Notas sobre Manoel Cirilo de Sá: (Verdejante).
Notas sobre Joana Furtada de Figueiredo: (Coité, CE)
Notas sobre Cirilo Gomes de Sá: Do Riacho Verde.
Notas sobre Matildes Muniz de Barros: (ou Matildes Tavares de Barros).
Notas sobre Cândida: Do Arroz.
Notas sobre Raimundo Gomes de Sá: Do Brejo.
Notas sobre Alexandre Gomes de Sá Leal: Proprietário da fazenda Catolé.
Notas sobre Eustáquio Gomes de Sá Carvalho: Morreu assassinado. As testemunhas ouvidas disseram que entre os assassinos estavam João Pereira da Silva, Pedro Valões, Pedro Santa Fé e Francisco Eustáquio, a mando do Coronel Antônio Andrelino Pereira da Silva e Manoel Pereira da Silva Filho (Né Dadu ou Né Pereira), por conta da morte de Manoel Pereira da Silva Jacobina (Padre Pereira). Do livro Entre Rezas e Bacamartes, de Valdir Nogueira.
Fonte: Sérgio Elias Wanderley.
Notas sobre Antônio Gomes de Sá Carvalho: Residia em Limoeiro.
Notas sobre Joaquim Gomes de Sá Carvalho: Residia em São Joaquim, Salgueiro - PE.
Notas sobre Maria Diniz Carvalho: (Mocinha).
Notas sobre Manoel Gomes de Sá Carvalho: (Néo). Da Jurema.
Notas sobre Epifânio Gomes de Sá Carvalho: Genro de Zé Batinga, irmão de Antônio Urbano, da Chapada.
Notas sobre Clementino Gomes de Sá Carvalho: Solteiro.
Notas sobre David Bernardino de Carvalho e Sá: Veja família de B.2.9.2
Notas sobre José Bernardino de Carvalho e Sá: Veja família de B.2.9.5
Notas sobre Roque Pires Brandão: Residia em Oiticida, São José de Belmonte.
Notas sobre Antônio Pires Brandão: Faleceu de reumatismo.
Notas sobre José Gomes de Sá Maranhão: (Cazuza Maranhão).
Notas sobre Manoel Pereira de Sá Maranhão: (Neco Maranhão). Proprietário da fazenda Esperança.
Notas sobre Jacinta Pereira da Silva: Da Carnaúba.
Notas sobre Constância Pereira Maranhão: (ou Constância de Sá Maranhão).
Notas sobre Santa Brandão: De Afogados da Ingazeira.
Notas sobre Maria Febrônea Pereira da Silva: Sobrinha neta de seu marido, Sebastião Pereira da Silva.
Notas sobre Sebastião Pereira da Silva: (Sebastião do Baixio). Foi proprietário da fazenda Baixio. Teve 32 filhos nos dois matrimônios. Óbito n°36 em 29-07-1892, com 81 anos na fazenda Baixio.
Notas sobre Manoel Vitorino de Barros: (Seu Né). Residia na Fazenta Entre Serras, herdada por morte de sua mãe, em 1863. Foi nomeado, em 12-06-1897, Capitão da 4ª Cia. do 72º Batalhão da Guarda Nacional no município de Floresta.
Notas sobre Josefa Alves de Sá Carvalho: Solteira.
Notas sobre Alexandre Gomes de Sá: Dos Brandões.
Notas sobre Ana Eufrosina da Silva Barros: Conhecida como Naninha.
Notas sobre José Lopes Diniz: Da Fazenda Carnaubinha, terras do Brejo da Gama - PE.
Notas sobre Francisco Xavier Leite: Não deixou filhos.
Notas sobre Antônia Furtado Diniz: Solteira. Financiou a construção da capela de Santa Maria (Vila Tupanaci), no município de Mirandiba - PE, em 1874.
Notas sobre Cirilo Gomes Diniz: Deu início, em 1874, à construção da capela de Santa Maria (Tupanaci), ajudado por diversos parentes e amigos.
Notas sobre Maria Clara Diniz: (Dona).
Notas sobre Antônio Furtado Diniz: (ou Antônio Lopes Furtado).
Notas sobre Maria Furtado Diniz: (Marica).
Notas sobre Antônio Lopes da Silva Barros: (Totonho). Morava na Fazenda Jatobá, do Brejo do Gama, onde era proprietário.
Notas sobre Ana Furtado Diniz: (ou Ana Maria Furtado). Seu nome não consta na relação de herdeiros do pai, em 1863. Provavelmente tenha falecido antes do pai, solteira ou casada sem descendentes.
Notas sobre David Bernardino de Carvalho e Sá: (David do Massapê).
Notas sobre Cirilo Bernardino de Carvalho e Sá: Do Lagamar.
Notas sobre Antônia Maria Diniz: Gêmea com Ana Maria.
Notas sobre Francisco Laurindo de Carvalho: Do Alto.
Notas sobre Ana Maria Diniz: Gêmea com Antônia Maria.
Notas sobre José Bernardino de Carvalho e Sá: (Zeca).
Notas sobre José Alves de Carvalho e Sá: Veja família de B.1.4.2
Notas sobre Vitorino Pinto da Silva Sobrinho: Morava no Brejo do Gama e na "Entre Serras".
Notas sobre Raimundo Gomes de Sá: Veja família de B.2.2.1
Notas sobre Francisco Rodrigues do Nascimento: Do Arroz.
Notas sobre José Gomes Diniz: (Major Zé Gomes, da Maravilha). Proprietário da Fazenda Maravilha, no distrito de Santa Maria (Tupanaci), que ajudou a construir e que foi um dos festeiros daquela vila.
Notas sobre Manoel Alves de Carvalho: (Neco Alves).
Notas sobre Constância Gomes de Sá: (Constancinha).
Notas sobre Antonia Rosa da Conceição: (Tuninha).
Notas sobre Maria Joaquina Lopes Ferraz: De Carqueja, Floresta.
Notas sobre Vicente Nogueira de Carvalho: Era um comerciante cearense que, encantado com o Piancozinho, ali adquiriu um sítio. Ficou viuvo e casou com uma de suas cunhadas. (Por Marilourdes Ferraz).
Notas sobre Cândido Lopes de Souza Ferraz: Era comerciante na Vila de São Francisco quando sua família se envolveu em questões. Deixando aquele povoado, por volta de 1906 rumou para a Vilda de Belmonte com os filhos. (Valdir Nogueira, São José do Belmonte, pag. 268).
Notas sobre Delmira Freire de Sá Ferraz: (ou Delmira Anália de Jesus). Prima legítima de seu marido.
Notas sobre José Lopes de Souza Ferraz: (Zeca do Genipapo).
Notas sobre Ana Freire de Sá Silva: (Aninha).
Notas sobre Antônio Ricardo: Residia em Salgueiro - PE.
Notas sobre José Pires Marrocos: Residia em Jardim - CE.
Notas sobre Vitoriano Gomes de Sá: Moravam no Roque, na margem esquerda do Grande Rio.
Notas sobre Ana Telles de Menezes: (Aninha "do Tigre").
Notas sobre Miguel Gomes de Sá: (Miguel Lima). Foi o pivô da questão da Tapera dos Valentões, iniciada em 1836.
Notas sobre José Correia: Morava no Brejinho (Petrolândia) com outros parentes. Ainda muito moço, viajando do Tigre para o Ambrósio, caiu com o cavalo e quebrou o pé, vindo a falecer. Tinha parentes em Santa Maria da Boa Vista, de onde vieram os seus sobrinhos Francisco José dos Santos Correia e Cândido José dos Santos Correia, que "fugiam de uma morte" que lá fizeram. Os dois sobrinhos casaram-se com duas enteadas de José Correia. A família Correia de Floresta origina-se em José Correia e seus sobrinhos.
Notas sobre Inácia Gomes de Sá: (Inacinha "do Tigre").
Notas sobre Antônia Gomes de Sá: (Totonha "do Tigre"). Morava no Tigre até 1900 com seu marido, quando foram para Minas Gerais.
Notas sobre Felismina Maria de Sá: Casou na década de 1850 e moravam no Tigre.
Notas sobre Ana Gomes Calaça: (Naninha). Irmã do Professor Calaça.
Notas sobre José dos Santos Correia: Retirou-se para São João do Barro Vermelho, não se sabendo o nome dos seus filhos.
Notas sobre Francisco Vitoriano de Menezes: (Chico Vitoriano). Da Faz. "Curral do Roque", no S. Francisco.
Notas sobre Ana de Souza Ferraz: (ouAna de Souza Ferraz, Aninha "do Roque").
Notas sobre Antônia Gomes de Sá: (Totonha do Roque).
Notas sobre Alexandre Gomes de Menezes: Veja família de N.5.5
Notas sobre José Vitoriano de Sá: (Cazuzinha do Roque).
Notas sobre Ana Mendes de Sá: (Aninha "Braba").
Notas sobre Manoel Vitoriano de Sá: Não deixou filhos.
Notas sobre Claudino Gomes de Sá: Do Rancho dos Homens.
Notas sobre Francisca: (Chiquinha "dos Algodões"). Irmã de Jacinta.
Notas sobre Jesuíno Gomes de Sá: Do Roque.
Notas sobre Justino Rodrigues Caraibeiras: (Justino Ancorão).
Notas sobre Francisca Jesuina de Sá: (ou Francisca Gomes de Sá). Da Fazenda Roque.
Notas sobre Ricardo Gonçalves Braga: Da Faz. Roque, no São Francisco.
Notas sobre Inácia Francisca de Sá: (ou Inácia Gomes de Sá, Inácia "da Vassoura").
Notas sobre José Henrique de Sá: (ou José Henrique Gomes de Sá).
Notas sobre Ana Alves da Luz: Veja família de B.1.5.6
Notas sobre Maria Delmira de Sá: (Mariinha).
Notas sobre Alfredo Vitoriano Alves da Luz: Dos Porcos.
Notas sobre Francisco Telles de Menezes: Conhecido como Chico Telles "do Barreal".
Notas sobre Teodora Benigna de Barros: Das Aroeiras.
Notas sobre Joaquim Vitoriano Alves da Luz: Conhecido como Quinca "do Barreal". Solteiro.
Notas sobre João Vitoriano Alves da Luz: Conhecido como Joca "do Barreal". Solteiro.
Notas sobre Antônia Vitoriano Alves da Luz: Solteira.
Notas sobre Maria Vitoriano Alves da Luz: Solteira.
Notas sobre Isabel Gomes de Sá: (Bela).
Notas sobre Alexandre Gomes de Menezes: (Xandu do Roque).
Notas sobre Antônia Gomes de Sá: Veja família de B.5.2.1
Notas sobre Manoel Alexandre de Menezes: (Né Xandu). Do Roque.
Notas sobre Firmino Gomes de Menezes: Não deixou filhos.
Notas sobre Margarida Gomes Jurubeba: O casal não teve filhos.
Notas sobre Inácia Gomes de Menezes: Não deixou filhos.
Notas sobre João Francisco de Sousa Leão: (Janjote).
Notas sobre José Vitoriano de Sá: Morava no Roque.
Notas sobre Manoel Gomes Diniz: ?
Notas sobre Procópio Gomes de Sá: Residia no riacho dos Mandantes. Seus descendentes não são conhecidos.
Gerações | Pessoas | Casamentos | Pessoas c.c/outros Descendentes |
---|---|---|---|
Filhos | 8 | 4 | 0 |
Netos | 28 | 29 | 0 |
Bisnetos | 164 | 134 | 19 |
Trinetos | 511 | - | - |
Totais | 711 | 167 | 19 |
Atenção! Relatórios com muitas gerações podem gerar uma grande quantidade de dados e não executar corretamente. Se esta mensagem aparecer no final do relatório, então está completo.