Genealogia Pernambucana
Famílias Sertanejas
Genealogia Pernambucana
Famílias Sertanejas
Famílias Sertanejas
Genealogia de famílias do sertão nordestino
Genealogia de famílias do sertão nordestino
Notas sobre Joanna de Souza da Silveira: Não deixaram filhos. Benemérita doadora das terras da fazenda Grande ao Senhor do Bom Jesus dos Aflitos. Renunciou à herança do pai em favor de seus irmãos.
Notas sobre Dâmaso de Souza Ferraz: Da Fazenda Curralinho. Foi nomeado Capitão dos Forasteiros da Ribeira do Pajeú em 8-09-1780.
Notas sobre Serafim de Souza Ferraz: Herdou 1/4 de legua de terras da Fazenda Navio, onde nasceu, viveu e morreu. Foi um dos chefes da "Revolução da Serra Negra" (1849-1850), sendo preso em 1850, conseguindo anistia. Por decreto de D. Pedro II, de 14/3/1860, recebeu o título de Oficial da Ordem da Rosa, cujo juramento se deu em 8/5/1862, no Palácio Imperial do Rio de Janeiro, sendo Procurador o Dr. José Ildefonso de Souza Ramos, presidente da província que lhe concedera anistia em 1850. Foi o líder da emancipação política de Floresta tendo sido o primeiro Presidente da Câmara municipal em 1846. Era chefe liberal na região.
Notas sobre Margarida de Souza e Silva: Veja família de T.2.1.8.3
Notas sobre Anna Carolina de Souza Ferraz: Morava na fazenda Angico, Floresta.
Notas sobre Antônio Manoel Gomes de Sá: Do Angico.
Notas sobre Maria Esmeralda de Souza Ferraz: Conhecida como Marica. Faleceu solteira.
Notas sobre Manoel Ferraz de Souza: Foi vice-presidente da Câmara municipal da vila restaurada em 1865. Estabeleceu-se na Ema.
Notas sobre Antônio Serafim de Souza Ferraz: (Coronel Totonho da Serra Branca). Pelo Decreto Imperial de 10.4.1868, foi nomeado Tenente Coronel Chefe do Estado Maior do Comando Superior da Guarda Nacional dos Municípios de Tacaratu e Floresta, PE.
Notas sobre José Alexandre Gomes de Sá e Silva: Veja família de Tn.2.1.8.4.1
Notas sobre Francisco Serafim de Souza Ferraz: Foi membro do primeiro Conselho Municipal do municipio de Floresta, em 1893. Faleceu na primeira década do século XX. Delegado e vereador em Floresta, conseguiu ser eleito deputado provincial (1882/1884). O casal não teve filhos. Criaram sua afilhada, Júlia de Souza Ferraz (Júlia Cornélio), filha de Vicente Ramos Nogueira com Luzia de Souza Ferraz. Conhecido como Capitão Chiquito.
Notas sobre Antônia Barreto Ferraz: (Sinhá).
Notas sobre João Serafim de Souza Ferraz: Tenente-coronel da Guarda Nacional (Cavalaria). Considerado por seus adversários como o melhor chefe político da família Ferraz, era muito prudente e ocupou uma vaga na Câmara Municipal de Floresta. Foi também Juiz de Paz.
Notas sobre Fausto Serafim de Souza Ferraz: Foi o primeiro prefeito do municipio de Floresta, de 1893 a 1895. Foi vereador e exerceu por longo tempo a chefia política da família. Por decreto do Imperador Dom Pedro II, de 19/04/1884, recebeu o título de Cavaleiro da Ordem da Rosa, cujo juramento se deu em 22 de setembro do mesmo ano.
Notas sobre Anna Carolina de Souza Ferraz: Conhecida como Naninha.
Notas sobre Joaquim Rufino Gomes de Sá e Silva: Veja família de Tn.2.1.8.4.4
Notas sobre Inácio Aprígio Gomes da Silva Leal: Foi nomeado a 19/05/1883 capitão da Segunda Companhia do Terceiro Esquadrão de Cavalaria da Guarda Nacional.
Notas sobre Manoel de Souza Ferraz: Arrendou, em 1819, uma propriedade denominada Algodões, cuja escritura foi confirmada em 12.05.1823. Em suas terras surgiu, em 1917, a povoação denominada Nazaré. Foi o sucessor de Dâmaso no comando político da família, chegando a ser suplente de vereador em Flores. Morreu assassinado por Balbino Alves quando banhava as filhas no riacho São Domingos. Seus descendentes se radicaram em Nazaré.
Notas sobre Clara Maria da Fonseca Moura: (ou Clara Maria da Conceição, ou ainda Clara Maria da Penha, conforme registro de matrimônio de Antonio da Costa Araujo, seu neto).
Notas sobre Joana: Quando Manoel de Souza Ferraz foi assassinado, estava vivendo em companhia de sua escrava Joana, de cuja união nasceram três filhos. Após a morte de Manoel, Joana foi com os três filhos para a fazenda Catolé, distrito de Betânia, onde trabalharam como vaqueiros. Ali, com esforço e economia, adquiriram grande riqueza e passaram a ser donos de terras. Deles descendem os "Jerônimos" de Betânia.
Notas sobre Joaquina de Souza Ferraz: Solteira.
Notas sobre Clara Maria da Conceição: (Clara Maria da Conceição) (Calu).
Notas sobre João Gregório Ferraz Nogueira: Na sua juventude serviu à religião católica, como sacristão do Padre Francisco Vieira. Era ele muito querido e na época da domesticação dos índios da Serra Negra, município de Floresta, foi padrinho de 18 indígenas. Por todo o seu trabalho, conquistou o título de Major. Por decreto de 25 de julho de 1895, foi nomeado para o posto de Major Ajudante de Ordens do Comando Superior da Guarda Nacional. Sua carta-patente está assinada pelo Presidente Prudente de Morais. Foi Conselheiro Municipal, Sub-Prefeito reeleito, Promotor Público Interino várias vezes, três vezes foi nomeado 1o Suplente de Juiz Municipal e esteve em exercício na função de Juiz de Direito. Dedicou-se à medicina pela homeopatia com grande êxito. Naquela época não havia médicos no interior. Ele comprou livros, estudou e, seus diagnósticos eram sempre aprovados. Vinha gente de longas distâncias consultá-lo, não só remédios como também pedir sua opinião ou ouvir seus conselhos. (do livro Lembrar e escrever, não é só querer... de Neco de Pautília - 2012)
Notas sobre Thomaz de Souza Nogueira: Da Ema.
Notas sobre Maria Ana de Souza Ferraz: Veja família de Tn.2.1.2.5.12
Notas sobre Cândido de Souza Ferraz: Era proprietário do sítio Roça Nova, na Fazenda Ema, em Serra Talhada - PE. Militante do Partido Conservador, foi ele um dos ferrenhos opositores ao deputado provincial Francisco Serafim de Souza Ferraz (Chiquito) e ao coronel Fausto Serafim de Souza Ferraz, no final do século XIX. Na década seguinte, com a subida ao poder dos Ferraz Boiadeiro, Cândido Ferraz e o filho Severo da Ema viriam militar na política de Serra Talhada (PE), onde a família se estabeleceu.
Notas sobre Clara Linda do Nascimento: Veja família de Tn.2.1.2.5.10
Notas sobre Jacinta Nunes da Silva: (Sintô).
Notas sobre Vicente Ramos Nogueira Filho: (Vicente do Pico). Era um rico boiadeiro na região.
Notas sobre Luzia de Souza Ferraz: Da Fazenda Varjota, em Floresta (PE).
Notas sobre Vitalina Morais da Silva: (ou Vitalina Rodrigues de Morais). Natural da região do Riacho Pequeno, Belém do São Francisco (PE), onde Vicente sempre andava comprando gado para revender.
Notas sobre Luzia de Souza Ferraz: Da Fazenda Varjota, em Floresta (PE).
Notas sobre Porfíria Maria das Candeias: (Porfíria da Roça Nova).
Notas sobre Bernardino José dos Santos: Da Roça Nova.
Notas sobre Úrsula Clara Ferraz Nogueira: Faleceu solteira.
Notas sobre Maria Clara da Conceição: (Mariazinha).
Notas sobre Leonardo Pereira de Moura: (Nunando).
Notas sobre João Pereira da Silva: (Janjão da Ilha Grande). Janjão assinava JOAO FREIRE DA SILVA. Mudou o nome quando saiu da região do São Francisco, após uma questão do qual sua família se envolveu, indo ele para a região da Fazenda Algodões, por volta de 1845.
Notas sobre Manoel Ferraz de Souza: Veja família de Tn.2.1.1.1.3
Notas sobre Francisca de Souza Ferraz: Conhecida como Macêda.
Notas sobre Ana de Souza Ferraz: (ou Ana de Souza da Silveira, S'Aninha).
Notas sobre Antônio da Costa Araújo: (Totonho do Marmeleiro). Morava na Missão de Baixa Verde, cidade de Triunfo - PE. A família "Das Virgens", residentes em Carro Quebrado, pé da serra, também de Triunfo, são também da família "Costa Araújo". Totonho do Marmeleiro foi encontrado morto nas caatingas de Lagoa da Telha, tendo falecido, provavelmente, quando andava campeando. Foi ele quem construiu o açude do Silêncio. Foram testemunhas de seu casamento: Delmiro Ramos Nogueira e Roberto Ramos Nogueira (bisavô de Olímpia de Sá Araújo, casada com o bisneto de Totonho do Marmeleiro, José Firmo de Araújo). Celebrou o seu casamento o Vigário Damaso D'Assumpção Pires.
Notas sobre Anízia Novaes Cavalcanti de Albuquerque: (ou Anísia Adelaide Cavalcanti).
Notas sobre Ana Belmira de Moura: (Naninha).
Notas sobre Teodora de Souza Ferraz: Da Ema.
Notas sobre David Gomes de Sá Jurubeba: Jagunço de Antônio Conselheiro em Canudos.
Notas sobre João Gregório Ferraz Nogueira: Veja família de Tn.2.1.2.2.1
Notas sobre Águida Jesuina da Conceição: Segundo anotações de Ernesta Trindade de Souza, ela é filha de Manoel da Costa Araujo.
Notas sobre José Antônio de Souza Araujo: (Cazuza).
Notas sobre Isabel Maria da Conceição: Apelidada de "Cabocla".
Notas sobre Clara Linda do Nascimento: (ou Clara de Souza Ferraz).
Notas sobre Cândido de Souza Ferraz: Veja família de Tn.2.1.2.2.3
Notas sobre Maria Ana de Souza Ferraz: (Maria dos Paus de Leite). Herdaram uma gleba de terra da antiga fazenda Algodões, a qual denominaram de Fazenda Pau de Leite.
Notas sobre Thomaz de Souza Nogueira: Veja família de Tn.2.1.2.2.2
Notas sobre Gabriel David Gomes de Sá Novaes: (Viviu).
Notas sobre Maria Belmira de Moura: (Maria do Modubim).
Notas sobre Angela Maria da Conceicao de Souza Ferraz: (Angelina). Deu origem à família "Teotônio" de São Caetano-PE.
Notas sobre Constancia de Souza Feraz: Deu origem à família "Marcolino" de São Caetano-PE.
Notas sobre Maria da Conceicao de Souza Ferraz: (Maria Grande). Deu origem à família "Moreno" de São Caetano-PE.
Notas sobre Bonifácio de Souza Ferraz: Morava na fazenda Curralinho. Foi nomeado alferes em 1791.
Notas sobre Maria Teresa de Jesus: Conhecida como Mãe Dodô.
Notas sobre Ana Tereza de Jesus: (Nicota).
Notas sobre Antônio de Souza Ferraz: Conhecido como Antoninho "do Curralinho".
Notas sobre Umbelina Maria de Sá: (Belina).
Notas sobre Manoel Barbosa de Sá: Morava na Faz. "Quixabinha".
Notas sobre Antônio Luiz do Espírito Santo: Morava no Curralinho.
Notas sobre Mira: Do Curralinho.
Notas sobre Ana Tereza de Jesus: (Biru ou Naninha).
Notas sobre Manoel Barbosa de Souza Ferraz: Da Faz. "Pau Pajeú", em Floresta, PE.
Notas sobre Antônia Joaquina de Jesus: Conhecida como Totonha.
Notas sobre Maria Marcelina de Jesus: (Mariazinha).
Notas sobre Ana Gomes de Sá: (ou Ana Joaquina de Jesus). Faleceu de parto.
Notas sobre Antônio Luiz do Espírito Santo: Veja família de Tn.2.1.3.1.4
Notas sobre Umbelina Maria da Conceição: Conhecida como Bela.
Notas sobre Maria Angélica de Jesus: (ou Maria Angélica das Virgens). Conhecida como Mariazinha.
Notas sobre Firmino Gomes de Menezes: Fundou, pelo ano de 1850, em Floresta, juntamente com o vigario Padre Jose Vieira e dois irmaos deste, uma "Sociedade Dramatica". Os atores principais alem dos dois irmaos do padre, eram os filhos do Cap. Firmino, e Valeriano Barbosa de Sa.
Notas sobre Benevides de Souza Menezes: (ou Benevides Gomes de Menezes, ou Benevides Barbosa de Souza Menezes, Bené)
Notas sobre Ana Jacinta de Menezes: (ou Ana Jacinta de Sá).
Notas sobre Francisco Gomes de Menezes: Foi procurador da primeira Câmara de Vereadores da vila (então restaurada) de Floresta (1865).
Notas sobre Francisco Gomes de Sá: Também conhecido por Francisco Gomes de Menezes e por Francisco Gomes de Souza Ferraz.
Notas sobre Maria Angélica Gomes de Menezes: Solteira.
Notas sobre Antônio Jesuíno de Menezes: Não deixou filhos.
Notas sobre José Antão de Souza: Do Sítio Novo. Foi vereador na Câmara Municipal de Tacaratu, no século passado.
Notas sobre Marcelina Gomes de Sá: (Da Lagoa do Pombo).
Notas sobre Isabel Gomes de Sá: (Bela).
Notas sobre Faustino Antão de Souza: O professor Faustininho.
Notas sobre Maria Gomes da Cruz: (Mariquinha). Da Fazenda Mari.
Notas sobre Manoel Antão de Souza: Não deixou filhos.
Notas sobre Leonida Maria de Sá: (ou Leonídia Marcelina de Souza).
Notas sobre Mira: Veja família de Tn.2.1.3.1.5
Notas sobre Antônia de Souza Ferraz: Conhecida como Totonha.
Notas sobre Valeriano Barbosa de Sá: Foi juiz em Floresta.
Notas sobre Severiano Barbosa de Sá: Morava no Curralinho. No seu registro de óbito consta que sua mãe era Thereza de Jesus (pg. 172
Notas sobre Francisco Alexandre Gomes de Sá: (Chiquinho).
Notas sobre Francisco: (Chico Brabo). Primo de sua esposa.
Notas sobre Mariana: (Mariana do Rancho dos Homens).
Notas sobre Ana Maria da Conceição: (Aninha do Mulungu). Do Navio.
Notas sobre Basílio Quidute de Souza Ferraz: Conhecido como Capitão Quidute. Era dono da Fazenda Mulungu, em Floresta (PE). Foi embora da região indo morar na cidade de Flores (PE).
Notas sobre Luiz José de Souza: Conhecido como Luiz Caboclo "da Serra Negra".
Notas sobre Manoel: Supõe-se ser o Manoel do Saco dos Bois.
Notas sobre Isabel de Souza da Silveira: Não deixaram filhos.
Notas sobre Nicácia de Souza Ferraz: Não deixou filhos.
Notas sobre Eugênia de Souza da Silveira: Solteira. Criou seu sobrinho e afilhado Serafim de Souza Ferraz, a quem doou 1/4 de légua de terra na fazenda Navio, em 1822, ano em que Serafim completou 18 anos.
Notas sobre Maria de Souza da Silveira: Conhecida como Mãe Grande dos Paus Pretos. Foi a tereceira esposa do viúvo Francisco da Silva Leal da Fazenda Paus Pretos, onde funcionou, no começo do século XIX, um Cartório de Notas da Povoação de Fazenda Grande, sob a orientação de seu filho Manoel da Silva Leal.
Notas sobre Manoel da Silva Leal: Morava no Curralinho e foi vereador na primeira Câmara Municipal da vila de Floresta, em 1846.
Notas sobre Gertrudes Gomes de Sá: (ou Gertrudes Francisca de Sá).
Notas sobre José Luiz: (Josa "da Fortuna").
Notas sobre Antônia: (Totonha).
Notas sobre Francisco Gomes da Silva Leal: (Francisquinho Silva).
Notas sobre Ana Maria da Silva Leal: Veja família de Tn.2.1.8.4.9
Notas sobre Antônio Gomes da Silva Leal: (Totonho). Da fazenda Cobiça, no Riacho Seco. Foi vereador em Floresta em 1883.
Notas sobre Maria Valéria da Luz Novaes: Conhecida como Mariquinha.
Notas sobre Jesuíno Silva: Seus filhos morreram todos crianças.
Notas sobre Alexandra de Souza Leal: Veja família de Tn.2.1.8.7.9
Notas sobre Manoel Gomes da Silva Leal: Conhecido como capitão Nezinho Silva, do Tapuio.
Notas sobre Maria Gertrudes Gomes de Sá: Da Travessa.
Notas sobre Florêncio Gomes de Sá e Silva: Conhecido como Flor Justo, da Travessa.
Notas sobre Alexandre da Silva Leal: (Xandu da Fortuna).
Notas sobre Manoel Alexandre da Silva Leal: Conhecido como Manoel Xandu.
Notas sobre Francisco Xandu: Solteiro.
Notas sobre Joaquim: Conhecido como "Quinca Xandu".
Notas sobre Anna Rosalina Leal: Solteira. Conhecida por Nana.
Notas sobre Joaninha: Solteira.
Notas sobre Manoel Gomes de Souza Ferraz: Conhecido como Né Gino.
Notas sobre Severina Rosalina: Mestiça, filha de uma escrava de Mãe Grande (Maria de Souza da Silveira), da fazenda Paus Pretos, com um filho desta: Alexandre da Silva Leal (Xandu da fazenda Fortuna). Casou-se com Luciano, com quem teve oito filhos (quatro homens e quatro mulheres).
Notas sobre Luciano: Cafuso (mestiço de indio com negro) vindo da região de Rodelas-BA.
Notas sobre Margarida de Souza e Silva: Conhecida como Guida.
Notas sobre Serafim de Souza Ferraz: Veja família de T.2.1.1.1
Notas sobre Maria da Silva da Purificação: (Mariazinha).
Notas sobre Alexandre Rufino Gomes: Foi vereador na primeira Câmara Municipal da vila de Floresta, em 1846.
Notas sobre José Alexandre Gomes de Sá e Silva: (Major Alexandre). Foi Presidente da Câmara municipal de Floresta de 1881 a 1883. Morava na Fazenda Governador.
Notas sobre Emília Macária de Menezes: Não deixou filhos.
Notas sobre Rufino Gomes de Sá e Silva: Morava na Barra do Pajeú.
Notas sobre Ana Macária Gomes de Menezes: (Nana "da Barra do Pajeú").
Notas sobre Joaquina Francisca de Sá: (Quina).
Notas sobre Joaquim Rufino Gomes de Sá e Silva: (Capitão Quinca do "Poço Novo").
Notas sobre Antônia Luciana da Purificação: (Toinha).
Notas sobre Antônio Manoel Gomes de Sá: Do Angico.
Notas sobre Antônio Serafim de Souza Ferraz: Veja família de Tn.2.1.1.1.4
Notas sobre Ana Maria da Silva Leal: (Naninha).
Notas sobre Francisco Gomes da Silva Leal: Veja família de Tn.2.1.8.1.2
Notas sobre João da Silva Leal: (Janjão do Capim Grosso). da Faz. "Capim Grosso".
Notas sobre Maria Gomes de Sá: (Mariazinha). Morava na Faz. "Capim Grosso".
Notas sobre José Gomes da Silva Leal: Morador na Faz. "Capim Grosso". Ainda solteiro, raptou em Alagoas a jovem Violante Maria de Jesus, que faleceu de parto da 1ª filha que tiveram.
Notas sobre Florência Maria de Novaes: (Flor).
Notas sobre Galdina Maria de Sá: Sem sucessão.
Notas sobre Joaquim Gomes de Barros: (Quincas). Sem sucessão.
Notas sobre Pedro Gomes Leal: Morava na Fazenda "Craíbas".
Notas sobre Rosa Gomes de Sá: Veja família de Tn.2.1.8.8.4
Notas sobre Joana Leopoldina de Sá: Conhecida como Joaninha Tunico.
Notas sobre Manoel Gomes Leal: Foram morar em Barra do Jardim, no Ceará.
Notas sobre Ana Maria de Sá: Veja família de Tn.2.1.8.6.5
Notas sobre Antônio Gomes Leal: Da Faz. "Capim Grosso".
Notas sobre Ana Maria de Sá: (ou Ana Gomes de Sá). Conhecida como Naninha.
Notas sobre José Gomes Barbosa: Nomeado Capitão da 1ª Cia. de Ordenança do 3º Esquadrão de Cavalaria da Guarda Nacional, a 19/05/1883.
Notas sobre Isidora Gomes de Sá: Solteira.
Notas sobre Benedito Gomes Leal: Solteiro.
Notas sobre Marcolina: Faleceu criança.
Notas sobre Quitéria Maria de Jesus: (ou Quitéria da Silva Leal).
Notas sobre Manoel Barbosa de Sá: Morava na Faz. "Quixabinha".
Notas sobre Rufino Gomes Barbosa Leal: Nomeado Capitão da 2ª Cia. da 8ª Seção do Batalhão de Reserva da Guarda Nacional, em 19/04/1883. Faleceu com 103 anos.
Notas sobre Maria Leopoldina da Conceição: (ou Maria Gomes de Sá Tunico, Mariquinha).
Notas sobre Maria Gomes de Sá Leal: Faleceu jovem e solteira.
Notas sobre Antônio Gomes Leal: Veja família de Tn.2.1.8.5.5
Notas sobre Antônio Gomes Barbosa Leal: (Antônio Quinzeiro).
Notas sobre Maria Gomes Correia Lima: (ou Maria Feliciana de Sá).
Notas sobre Ana Maria de Sá: (Naninha). Casou-se com o nome de Maria Gomes de Sá.
Notas sobre Manoel Gomes Leal: Veja família de Tn.2.1.8.5.4
Notas sobre Antônia Gomes de Sá: (Toinha "do Tigre").
Notas sobre Manoel de Souza Leal: (Nezinho da Pedra Branca).
Notas sobre Francisco Souza Leal: Morava na Várzea Comprida.
Notas sobre Joana Maria da Silva: (Joaninha).
Notas sobre Joaquim de Souza Leal: (Quinca Souza). Morava na Pedra Branca.
Notas sobre João de Souza Leal: Fez parte do primeiro Conselho Municipal de Floresta, em 1892.
Notas sobre Antônia Joaquina de Sá e Silva: (Toinha do Poço da Pedra).
Notas sobre Francisco Pedro da Silva: O casal viveu e morreu na fazenda Poço da Pedra, município de Floresta, onde estão sepultados em uma capela na mesma propriedade.
Notas sobre Rufina Maria de Souza Ferraz: (Rufina da Caraíba).
Notas sobre Higino Gomes da Sá: Veja família de Tn.2.1.8.8.1
Notas sobre Alexandra de Souza Leal: (Xandinha).
Notas sobre Jesuíno Silva: Veja família de Tn.2.1.8.1.4
Notas sobre Manoel Joaquim de Sá e Silva: (Manoel Feitosa). Tronco da família Feitosa de Floresta.
Notas sobre Higino Gomes da Sá: Da fazenda Caraíba, Floresta, PE. Conhecido como Tenente Gino.
Notas sobre Rufina Maria de Souza Ferraz: Veja família de Tn.2.1.8.7.8
Notas sobre Rosa Gomes de Sá: (ou Rosa Maria da Purificação).
Notas sobre Pedro Gomes Leal: Veja família de Tn.2.1.8.5.3
Notas sobre Francisco: Veja família de T.2.1.4.1
Gerações | Pessoas | Casamentos | Pessoas c.c/outros Descendentes |
---|---|---|---|
Filhos | 2 | 1 | 0 |
Netos | 1 | 1 | 0 |
Bisnetos | 8 | 7 | 0 |
Trinetos | 27 | 28 | 2 |
Tetranetos | 143 | 119 | 16 |
Pentanetos | 581 | - | - |
Totais | 762 | 156 | 18 |
Atenção! Relatórios com muitas gerações podem gerar uma grande quantidade de dados e não executar corretamente. Se esta mensagem aparecer no final do relatório, então está completo.