Início | Sobrenomes | Fotos | Livros | Outras Famílias
Fale Comigo   
Localização de pessoas 
   
  Memória: Nenhum nome memorizado. Sábado, 19-9-2020  

Luciano Correia de Melo

Gráfico dos Ancestrais | Gráfico 5 gerações | Ancestrais | Descendentes | Memorizar | Parentesco | Corrigir
Nome:  Luciano Correia de Melo (#60008)
Nascimento:  em: 
Idade: 
Profissão:  Capitão
Notas:  Nomeado Juiz Ordinário e de Órfãos do Julgado de Tacaratú, em 1808. Era também boiadeiro e comerciava gado em boiadas conduzidas do sertão para a capital da Bahia, onde em 1797 foi encarregado de mandar celebrar diversas missas, a pedido do Cel. Manoel Lopes Diniz (o Filho), cumprindo determinação do testamento do pai, devidamente documentados, conforme recibos dos vigários celebrantes nos seguintes termos: "uma capela de missas (50 missas), pelas almas do pai, mãe e parentes de Manoel Lopes Diniz, na igreja de N. Srª. da Saúde e Glória, a 01.02.1797; uma capela de missas pela alma do defunto Manoel Lopes Diniz; outra capela de missas pelas almas do purgatório, na Bahia, a 22.03.2797; vinte cinco missas a N. Srª. da Soledade, em 26.03.1797; e 12 mil réis de missas no dia 23.12.1797". Documentos apontam que a sua descendência ficou no Termo de Pambú, na margem baiana do S. Francisco, mas há forte indício de que parte dela tenha migrado para Tacaratú, (se é que Tacaratú não fazia parte desse Termo), onde há uma antiga e numerosa família com este sobrenome. E também na Freguesia de Faz. Grande (Floresta), com presença destacada nas fazendas da Ribeira do Capim Grosso, principalmente na Fazenda "Pedra Vermelha," onde muitos dos descendentes dos seus primeiros donos, costumam afirmar que: "são Novaes, da Faz. Pedra Vermelha", observando-se que há grande incidência dos nomes Custódia e Luciano (a), na geração dos fundadores daquela fazenda, que faz parte da antiga Capim Grosso, herdada do Sargento-mor pela filha Custódia, em 1806. (Fonte: Nivaldo Carvalho).

Filhos com
Nome:  Custódia Gomes de Sá (#6686)
Nascimento:  em: 
Idade: 
Pai:  Antônio Francisco de Novaes
Mãe:  Antônia Maria da Conceição
Notas:  Os filhos do casal são baseados em tradição oral.

1ª Filha:  Maria dos Anjos da Purificação (#7318)
Nascimento:  em: 
Falecimento:  21-10-1867 em: 
Idade: 
Notas:  (Maria Correia). Criou 16 filhos, conforme relações de herdeiros no seu inventário e de seu marido Manoel, em 1867 e 1875. Entre outros bens foram inventariadas terras nas Fazendas: "Pedra Vermelha"; "Retiro"e "Enjeitado" na Serra do Arapuá; "Fazenda Grande", no Moxotó; "Cabaças" em Salgueiro; "Riacho"; "Cravatá" e "Volta", na margem pernambucana do S. Francisco; e "Tapera" na Bahia. (Vê-se nos citados inventários, que são nomeados os filhos homens em 1º lugar e as filhas mulheres e filhos falecidos em 2º plano). (Fonte: Nivaldo Carvalho).

2º Filho:  David Gomes Correia Pindaíba (#8594)
Nascimento:  1804 em: 
Falecimento:  12-09-1884 em: 
Idade:  Aproximadamente 80 anos, em 1884.
Notas:  Morador na Faz. Mathias, terras da Capim Grosso, onde em 1829, aos 25 anos de idade era vaqueiro. Faleceu de hidropsia.

3º Filho:  Vicente Gomes Correia (#60012)
Nascimento:  1805 em: 
Idade: 
Notas:  Morador na Faz. Capim Grosso, onde era vaqueiro.

4º Filho:  Francisco Correia de Melo (#60013)
Nascimento:  em:  Freguesia (de Santo Antônio da Glória) de Curral dos Bois, BA
Idade: 
Notas:  (Chico Correia). Da Bahia.

5ª Filha:  Antônia Francisca de Melo (#60014)
Nascimento:  1820 em: 
Falecimento:  14-02-1884 em: 
Idade:  Aproximadamente 64 anos, em 1884.

  • É possível saber as relações de parentesco entre duas pessoas quaisquer deste site. Para isso, é necessário memorizar o nome de uma das pessoas e seguir as instruções seguintes:
  • No momento, não há nenhum nome memorizado.
  • Para memorizar o nome de Luciano Correia de Melo, clique aqui.
  • Você pode também memorizar e verificar o parentesco clicando em Memorizar e Parentesco na barra de menus.

 
   
Início da Página Dados disponibilizados por Magno José de Sá Araújo © - e-mail: Magno José de Sá Araújo