Início | Sobrenomes | Fotos | Livros | Outras Famílias
Fale Comigo   
Famílias
Sertanejas
Localização de pessoas 
   
  Memória: Nenhum nome memorizado. Segunda-Feira, 8-3-2021  

Firmino Gomes de Menezes

Gráfico dos Ancestrais | Gráfico 5 gerações | Ancestrais | Descendentes | Memorizar | Parentesco | Corrigir
Nome:  Firmino Gomes de Menezes (#504)
Nascimento:  1841 em: 
Idade: 
Profissão:  Militar - Capitao
Pai:  Manoel Jerônimo de Menezes
Mãe:  Maria Angélica de Jesus
Notas:  Fundou, pelo ano de 1850, em Floresta, juntamente com o vigario Padre Jose Vieira e dois irmaos deste, uma "Sociedade Dramatica". Os atores principais alem dos dois irmaos do padre, eram os filhos do Cap. Firmino, e Valeriano Barbosa de Sa.

Filhos com
Nome:  Maria Veneranda de Menezes (#1838)
Nascimento:  em: 
Idade: 
Casamento:  1864 em: 
Pai:  João Gomes de Menezes
Mãe:  Inácia Maria de Menezes

1ª Filha:  Afonsina Firmina de Menezes (#1839)
Nascimento:  em: 
Idade: 
Notas:  De Floresta, PE.

2ª Filha:  Aurélia Firmina de Menezes (#1270)
Nascimento:  em: 
Idade: 
Notas:  (Lerinha).

3º Filho:  João Firmino de Menezes (#1274)
Nascimento:  em: 
Idade: 

4ª Filha:  Liolinda Marcionila de Menezes (#1742)
Nascimento:  1866 em: 
Idade: 

5º Filho:  Tito Firmino de Menezes (#1841)
Nascimento:  em: 
Idade: 

6º Filho:  Laudelino Firmino de Menezes (#1842)
Nascimento:  em: 
Idade: 

7º Filho:  Justino Gomes de Menezes (#1843)
Nascimento:  em: 
Idade: 
Notas:  Foi de Floresta para o Rio de Janeiro, onde solicitou ao comandante da Escola Militar do Realengo o apostilamento (registro) do sobrenome FLORESTA (em 1892), passando a assinar-se JUSTINO DE MENEZES FLORESTA.

8º Filho:  Ostrégilo Firmino de Menezes (#1844)
Nascimento:  em: 
Idade: 

9ª Filha:  Antolina Firmino de Menezes (#1845)
Nascimento:  em: 
Idade: 
Notas:  Solteira.

10º Filho:  Pedro Firmino de Menezes (#1840)
Nascimento:  01-08-1886 em:  Floresta, PE
Falecimento:  23-07-1933 em:  Joinville, SC
Idade:  46 anos, 11 meses e 22 dias, em 23-07-1933.
Profissão:  Empregado Público
Notas:  “Nº 1884: Aos vinte e quatro de Julho de mil novecentos trinta e três, neste primeiro distrito, Sede da Comarca de Joinville, Estado de Santa Catarina, em meu cartório compareceu Arnaldo Douat, residente nesta cidade, à rua do Príncipe, nº 839 exibindo atestado do médico Dr. Plácido Gomes, declarou: Que ontem vinte e três de Julho corrente as quatro horas e vinte minutos, faleceu vítima de Ulcera gástrica conforme atestou o referido médico, seu tio PEDRO FIRMINO DE MENEZES com quarenta e seis anos de idade, de cor branca, do sexo masculino, profissão, empregado público, natural de Floresta, Estado de Pernambuco, domiciliado e residente nesta cidade no Beco Fernando, s/número, onde faleceu, que é filho legítimo de Firmino Gomes de Menezes; comerciante e Maria Veneranda de Menezes; com profissão doméstica; ambos naturais da Floresta; já falecidos; que é casado nesta cidade, aos dezoito de Abril de mil novecentos e quatorze, com Dona Adélia Edmunda Helena Douat Menezes, residente no mesmo Beco Fernando, que faleceu sem testamento deixando quatro filhos: Yvonne, com dezessete anos de idade, Leonor, com dezesseis anos de idade, Ernani, com quatorze anos de idade e Hélio, com dez anos de idade; que faleceu digo que não deixa bens e que fora sepultado no Cemitério Municipal desta cidade. Do que para constar, fiz lavrar este termo que lido e achado conforme comigo assina o declarante. Eu, Maria Macedo Rosa, escrevente juramentada, o escrevi: Eu Waldemiro Onofre Rosa oficial do registro subscrevi
Waldemiro Onofre Rosa
Arnaldo Douat”.

A foto está na sala de troféus do América Esporte Clube que é um clube de futebol bastante tradicional e conhecido em Joinville. Pedro foi um dos 14 fundadores do clube em 1914 e foi o eleito como primeiro presidente da história do clube. Austergílio de Menezes irmão de menezes que veio junto com Pedro para Joinville também esteve envolvido na fundação do clube. Como consta no site do clube:
"As reuniões da Diretoria eram realizadas na sala de espera do Cinema Floresta, de propriedade de Austergílio de Menezes, irmão de Pedro Firmino de Menezes, o primeiro Presidente do clube curiosamente, dois pernambucanos da cidade de Floresta, que chegaram a Joinville atraídos pelo progresso industrial e crescimento do então jovem município, de apenas 63 anos, que fora fundado em 1851, março, dia 9."

  • É possível saber as relações de parentesco entre duas pessoas quaisquer deste site. Para isso, é necessário memorizar o nome de uma das pessoas e seguir as instruções seguintes:
  • No momento, não há nenhum nome memorizado.
  • Para memorizar o nome de Firmino Gomes de Menezes, clique aqui.
  • Você pode também memorizar e verificar o parentesco clicando em Memorizar e Parentesco na barra de menus.

 
   
Início da Página Dados disponibilizados por Magno José de Sá Araújo © - e-mail: Magno José de Sá Araújo