Início | Sobrenomes | Fotos | Livros | Outras Famílias
Fale Comigo   
Famílias
Sertanejas
Localização de pessoas 
   
  Memória: Nenhum nome memorizado. Segunda-Feira, 22-4-2019  

Descendência de
Maria Fernandes Cardoso
4 gerações (Bisnetos)

1- Maria Fernandes Cardoso, nasc. em Povoado de Alheira, Couto do Pedroso, Vila Nova de Gaia, Bispado de Porto, Portugal, cas. com Jerónimo Coelho de Carvalho, nasc. em Freguesia dos Carvalhos, do Couto do Pedroso, bispado do Porto, Portugal
F.1- Manoel de Carvalho Alves, nasc. em Portugal; e uma prima da segunda esposa. ELE: Fidalgo português. Foi o primeiro Carvalho que chegou a antiga Fazenda Grande, atual Floresta-PE, atravessando o Rio São Francisco, vindo da Bahia e se estabelendo na Fazenda São Pedro, em Floresta-PE, dando origem a essa família no Sertão do Pajeú, do São Francisco e grande parte de Pernambuco.
N.1.1- Manoel de Carvalho Alves; e Maria Gomes de Assunção (filha de Francisco Gomes de Sá e Rosa Maria do Nascimento). ELE: (Goiana Carvalho). Sabe-se que tinha 19 filhos. Não se sabe os nomes nem os descendentes dos outros filhos.
B.1.1.1- José Alves de Carvalho e Sá; e Manuela Maria de Jesus (filha de José Pires Ribeiro e Ana Maria Diniz). ELE: Residia em Santa Cruz, Belmonte.
B.1.1.2- Manoel de Carvalho Alves, falec. em 25-01-1881; e Ana Joaquina do Amor Divino (filha de José Pires Ribeiro e Ana Maria Diniz). ELE: Residia em Quixaba, hoje Mirandiba, PE.
B.1.1.3- Francisco Alves de Carvalho; e Ana Gomes de Sá (filha de Cipriano de Sá Roriz e Mariana Gomes de Sá). ELE: Residia em Bom Sucesso.. ELA: Dos Brandões.
B.1.1.4- Antônio Alves de Carvalho; e Antônia Gomes de São Pedro e Sá. ELE: Residia em São José, Floresta, PE.. ELA: Tia do Cap. Ângelo, das Cabaças.
B.1.1.4- Antônio Alves de Carvalho; e Catarina Torres de Barros (filha de Gonçalo Gomes dos Santos e Maria de Barros do Nascimento). ELE: Residia em São José, Floresta, PE.
B.1.1.5- Mariana Alves de Assunção; e José Alves da Luz, profissão: Coronel, nasc. em Ceará. ELE: Eram moradores na Fazenda Calumbi, situada na margem do Rio Pajeú, em Floresta-PE. (hoje município de Itacuruba-PE). A tradição oral, transmitida pelos mais velhos, diz que o Cel. José da Luz era cearense e de família “nobre” ou “fidalga” daquele Estado e que tinha vindo para o Pajeú na 1ª metade do século XIX, aqui casando-se com Mariana, filha de fazendeiros.

Parece ter chegado em Floresta entre 1817 e 1838 quando a Província do Ceará enfrentava movimentos Revolucionários de maior importância histórica. Não se sabe ao certo se era Cel. Da Guarda Nacional (Criada em 1831), ou de alguma milícia, pois as fontes de informações foram verbais, obedecendo à tradição oral de alguns descendentes seus já falecidos. Sabe-se que gozava de alto conceito entre os seus descendentes que o descreviam como personagem de referência e destaque social na formação básica de sua família.
B.1.1.6- Ana Maria de Carvalho; e José Antônio Rodrigues Antunes, nasc. em Portugal. ELA: (Aninha).
B.1.1.7- Antônia d'Assumpção Pires; e José Pires Ribeiro (filho de José Pires Ribeiro e Ana Maria Diniz), profissão: Major
B.1.1.8- Clara Maria de Carvalho. NOTAS: Casada. Não deixou filhos.
N.1.2- José de Carvalho Alves
B.1.2.1- José Alves de Sá Carvalho; e Luzia Lopes de Barros (filha de Francisco Lopes de Holanda Barros e Maria Joaquina)
N.1.3- Antônio Amorim de Carvalho. NOTAS: Solteiro.
F.1- Manoel de Carvalho Alves, nasc. em Portugal; e Inácia Maria da Conceição (filha de Manoel Lopes Diniz e Maria de Barros da Silveira). ELE: Fidalgo português. Foi o primeiro Carvalho que chegou a antiga Fazenda Grande, atual Floresta-PE, atravessando o Rio São Francisco, vindo da Bahia e se estabelendo na Fazenda São Pedro, em Floresta-PE, dando origem a essa família no Sertão do Pajeú, do São Francisco e grande parte de Pernambuco.
N.1.4- Francisco Alves de Carvalho, profissão: Capitão; e Catarina Maria do Espírito Santo (filha de Gonçalo Pinto da Silva e Claudiana Maria do Espírito Santo). ELE: Um dos primeiros contrutores da antiga freguesia de Fazenda Grande, hoje Floresta-PE, tendo sido o seu primeiro Juiz de Paz.
B.1.4.1- Ana Alves de Carvalho; e Antônio de Sá Araújo (filho de João de Sá Araújo e Clara Maria da Conceição). ELE: Residia na fazenda Belém, atual Belém do São Francisco.
N.1.4- Francisco Alves de Carvalho, profissão: Capitão; e Antônia Maria Diniz (filha de Manoel Lopes Diniz Filho e Ana Tereza da Silva), nasc. em 1800, falec. em 01-07-1877. ELE: Um dos primeiros contrutores da antiga freguesia de Fazenda Grande, hoje Floresta-PE, tendo sido o seu primeiro Juiz de Paz.. ELA: (Antoninha). Residia em São Pedro, Floresta.
B.1.4.2- Maria Alves de Carvalho, nasc. em 1818, cas. em 17-11-1840, com Antônio Rodrigues da Cruz (filho de Luiz Rodrigues da Cruz e Maria de Barros da Assunção), profissão: Capitão da Guarda Nacional, nasc. em 11-11-1814. ELE: Inicialmente, morou na Vila de Floresta, onde construiu casa. Foi proprietário da Fazenda Cachoeirinha, hoje Vila com o mesmo nome no município de Mirandiba - PE. Após a morte de sua esposa, "acompanhou-se" de uma ex-escrava, que o levou, com todo seu cabedal em ouro e dinheiro, a morar em Juazeiro - CE, onde morreu em adiantada idade e extrema pobreza. Seus descendentes contavam que, entre as suas joias, existiam diversos lingotes, os quais chamavam de "rapaduras de ouro". Em 19-01-1958, registrou terras das fazendas "Brejo do Gama" e "Lagoa", da Freguesia de Serra Talhada.
B.1.4.3- Manoel Lopes de Carvalho, nasc. em 1819; e Clara Maria dos Anjos (filha de José de Sá Araújo e Maria Alves de Carvalho). ELE: Residia em Riacho do Padre.
B.1.4.3- Manoel Lopes de Carvalho, nasc. em 1819; e Francisca Maria de Carvalho (filha de Antônio Alves de Carvalho e Silva e Maria de Barros da Assunção). ELE: Residia em Riacho do Padre.
B.1.4.4- Francisco Alves de Carvalho Junior; e Belarmina de Arruda Câmara (filha de Manoel Pires de Carvalho Belfort e Ana Maria de Carvalho). ELE: (Chiquinho). Residia na Fazenda Umbuzeiro, São José do Belmonte - PE.
B.1.4.5- José Alves de Carvalho, nasc. em 1821; e Antônia Gomes de Sá Maria (filha de Manoel Gonçalves Torres e Mariana Gomes de Carvalho). ELE: (Zezinho).
B.1.4.6- Benedito Alves de Carvalho, profissão: Capitão, cas. em 15-06-1857, com Maria de Barros da Silveira (filha de Manoel Salvador da Cruz e Clara Linda da Silva), nasc. em 08-10-1838, falec. em 07-05-1878. ELE: (Neco de Água Branca). Residia em Água Branca, Floresta - PE.. ELA: (Cota).
B.1.4.7- Antônio Alves de Carvalho e Silva, profissão: Capitão e Político; e Maria de Barros da Assunção (filha de Manuel Lopes Diniz e Ana Maria de Barros). ELE: (Cap. Totonho). Residia em Vaca Morta, Floresta - PE. Foi Presidente da Câmara municipal de Floresta de 1873 a 1877.. ELA: (Cota).
B.1.4.8- Inácia Maria de Carvalho, nasc. em 1830; e Norberto Gomes dos Santos (filho de Gonçalo Gomes dos Santos e Maria de Barros do Nascimento). ELE: Da Fazenda Favela, em Belmonte.
B.1.4.9- Clara Linda de Carvalho, nasc. em 1833; e Antônio Lopes de Barros (filho de Manuel Lopes Diniz e Ana Maria de Barros). ELA: Conhecida como Clarinha.. ELE: Da Fazenda Jaburu, Floresta.
B.1.4.10- Umbelina Maria de Carvalho, nasc. em 22-02-1835; e Francisco Cesário do Nascimento Barros (filho de Manuel Lopes Diniz e Ana Maria de Barros). ELA: (Bela).. ELE: (Francisquinho).
B.1.4.11- Antônia Maria de Carvalho, nasc. em 1841; e Clemente Gonçalves Torres (filho de Manuel Lopes Diniz e Ana Maria de Barros). ELA: (Totonha).
B.1.4.12- Catarina Maria de Carvalho, cas. em 14-08-1858, com José Udindórpio de Barros (filho de Manoel Salvador da Cruz e Clara Linda da Silva), nasc. em 02-01-1840, falec. em 07-02-1862. ELE: (S. Pedro, Floresta)
B.1.4.13- Ana Maria de Carvalho Barros; e Francisco de Barros do Nascimento (filho de José Lopes Diniz e Josefa Gonçalves Torres), profissão: Coronel, falec. em 28-10-1883. ELA: (Nana).. ELE: Foi presidente da Primeira Câmara de Vereadores da vila restaurada de Floresta, no ano de 1865.
N.1.5- Jerônimo Pires de Carvalho, profissão: Capitão; e Ana Clara Pinto da Silva (filha de Gonçalo Pinto da Silva e Claudiana Maria do Espírito Santo)
B.1.5.1- Manoel Pires de Carvalho Belfort, profissão: Tenente Coronel da Guarda Nacional; e Ana Maria de Carvalho (filha de José de Sá Araújo e Maria Alves de Carvalho), falec. em A.1841. ELE: Da Fazenda Cipó, em Belém do São Francisco-PE. Foi comandante do 34º Batalhão de Infantaria da Guarda Nacional da Província de Pernambuco, nomeado em 05.10.1867.
B.1.5.1- Manoel Pires de Carvalho Belfort, profissão: Tenente Coronel da Guarda Nacional; e Maria Teodora de Assunção Luz (filha de José Alves da Luz e Mariana Alves de Assunção). ELE: Da Fazenda Cipó, em Belém do São Francisco-PE. Foi comandante do 34º Batalhão de Infantaria da Guarda Nacional da Província de Pernambuco, nomeado em 05.10.1867.. ELA: Conhecida como Cota. Doadora do patrimônio da cidade de Itacuruba-PE em 1872.
B.1.5.2- Francisco Pires de Carvalho; e Maria Alves de Carvalho (filha de Lourenço Alves de Carvalho e Claudiana Maria do Espírito Santo)
B.1.5.3- Félix Pires de Carvalho; e Benvinda Alves de Carvalho (filha de Antônio Alves de Carvalho e Isabel Tereza de Jesus). ELE: Residia na fazenda Canabrava, Belém do São Francisco, PE.
B.1.5.4- Florêncio Pires de Carvalho
B.1.5.5- Antônio Pires de Carvalho
B.1.5.6- José Pires de Carvalho. NOTAS: (Cazuza).
B.1.5.7- Claudiana Maria do Espírito Santo; e Lourenço Alves de Carvalho (filho de José de Sá Araújo e Maria Alves de Carvalho). ELA: (Claudiana Neta).. ELE: Residia na fazenda Pedra, Belém do São Francisco - PE.
B.1.5.8- Catarina Maria do Espírito Santo; e Pacheco. ELA: Não deixou filhos.
B.1.5.9- Maria; e Ignacio Alves de Carvalho (filho de José de Sá Araújo e Maria Alves de Carvalho). ELA: (Cota).. ELE: Residia na Fazenda Canabrava.
B.1.5.10- Ana Linda de Carvalho; e Florêncio Alves de Carvalho (filho de Antônio Alves de Carvalho e Isabel Tereza de Jesus). ELA: (Naninha de Santo Amaro).
N.1.6- Maria Alves de Carvalho, falec. em 19-09-1841; e José de Sá Araújo (filho de Antônio de Sá Araújo e Victoria dos Anjos da Cruz), nasc. em 1763, falec. em 1857. ELA: (Carvalha). Residia na fazenda Canabrava - Belém do São Francisco - PE. Foi a construtora da igreja de N. Sra. do Patrocínio.. ELE: Era neto ou bisneto de um francês de nome Felix (conhecido por Felix Francês) e residia na Fazenda Canabrava, Belém do São Francisco - PE. (Anotações de Maria Firmina de Carvalho, Sia Dita).
B.1.6.1- Manuel de Sá Araújo, nasc. em Fazenda Canabrava, Belém do São Francisco, PE, falec. em 20-11-1862; e Quitéria da Cruz Neves (filha de Antônio da Cruz Neves e Francisca Maria de Jesus), nasc. em Jardim, CE. ELE: Residia em Salgueiro - PE. Construiu a primeira igreja de Salgueiro e foram os fundadores da cidade de Salgueiro, em 23 de dezembro de 1835.
B.1.6.1- Manuel de Sá Araújo, nasc. em Fazenda Canabrava, Belém do São Francisco, PE, falec. em 20-11-1862; e Cândida Maria da Cruz (filha de Antônio da Cruz Neves Júnior e Jacinta Xavier da Silveira). ELE: Residia em Salgueiro - PE. Construiu a primeira igreja de Salgueiro e foram os fundadores da cidade de Salgueiro, em 23 de dezembro de 1835.. ELA: Sobrinha de Quitéria Maria da Cruz, primeira esposa de Manuel de Sá Araújo.
B.1.6.2- Ignacio Alves de Carvalho (Veja família de B.1.5.9)
B.1.6.2- Ignacio Alves de Carvalho; e Ana Maria da Conceição (filha de Francisco Pires de Carvalho e Maria Alves de Carvalho). ELE: Residia na Fazenda Canabrava.. ELA: (Sinhá).
B.1.6.2- Ignacio Alves de Carvalho. ELE: Residia na Fazenda Canabrava.
B.1.6.2- Ignacio Alves de Carvalho; e Antônia. ELE: Residia na Fazenda Canabrava.. ELA: (Totonha).
B.1.6.3- Lourenço Alves de Carvalho (Veja família de B.1.5.7)
B.1.6.4- Antônio Alves de Carvalho; e Isabel Tereza de Jesus, nasc. em Curaçá, BA. ELE: Residia na Fazenda Canabrava.. ELA: (Bela). Filha da fundadora de Curaçá-BA.
B.1.6.5- Clara Maria dos Anjos (Veja família de B.1.4.3)
B.1.6.6- Ana Maria de Carvalho (Veja família de B.1.5.1)
N.1.7- Clara Maria da Conceição; e João de Sá Araújo (filho de Antônio de Sá Araújo e Victoria dos Anjos da Cruz), profissão: Alferes. ELA: Residia na fazenda Canabrava, PE.
B.1.7.1- Antônio de Sá Araújo (Veja família de B.1.4.1)

Resumo: 1 filhos, 7 netos, 39 bisnetos, 0 trinetos e 0 tetranetos.


gerações.

Atenção! Relatórios de tetranetos podem gerar uma grande quantidade de dados e não executar corretamente. Se esta mensagem aparecer no final do relatório, então está completo.


 
   
Início da Página Dados disponibilizados por Magno José de Sá Araújo © - e-mail: Magno José de Sá Araújo