Aguarde...

Genealogia Pernambucana

Famílias Sertanejas

Genealogia de famílias do sertão nordestino

Genealogia Pernambucana

Famílias Sertanejas

Famílias Sertanejas

Genealogia de famílias do sertão nordestino

Relação dos Ancestrais

Relação dos Ancestrais

Yatir Catugy Rocha
Pais
  1. Ismael de Barros (✭20-06-1898) - (filho de 4 - Agripiniano Barros e 5 - Arlinda Guimarães de Barros) Escultor e Professor. Professor de Desenho e Escultura da Escola de Belas Artes da UFBA e de Desenho Técnico da Escola Técnica de Salvado-BA.
  2. Cordélia Benvinda da Rocha Barros (✭06-08-1911) - (filha de 6 - Rosalvo Filadelfo da Rocha e 7 - Cassimira da Conceição Rocha) Técnica em Educação, primeira mulher a galgar um curso de nível superior em educação na Bahia. Braço direito do mestre educador Isaias Alves.
Avós
  1. Agripiniano Barros (✭31-01-1862, ✟06-04-1933) - (filho de 8 - José Paulino Rodrigues de Barros e 9 - Anna Amélia Brasileira) Professor de português, matemática, desenho técnico e à mão livre, musica, pintura. Fotógrafo, poeta e maestro.. Grande pintor, residia na Bahia, onde foi músico e exerceu o magistério na Escola de Belas Artes. Foi quem pintou o quadro que mais tarde seria copiado por Clóvis Novaes e que retratava a vila de Floresta nos últimos anos do século passado. (Dados obtidos do livro de Leonardo Gominho, Floresta - uma Terra, um Povo).

    Aos sete de idade deslocou-se para Salvador-BA almejando aperfeiçoar os seus dotes artísticos, pois nesta capital existiam instituições apropriadas e um tio, que o abrigou. Comerciante abastado, possuía uma loja de ferragens na Cidade Baixa e um sobrado de cinco andares na Ladeira da Saúde.

    Foi um dos fundadores do Instituto de Música de Salvador-BA. Maestro da Orquestra Symphonica de Salvador-BA. Professor da Escola de Aprendizes de Marinheiro de Salvador-Ba e da Escola Normal de Salvador-BA.
Bisavós
  1. José Paulino Rodrigues de Barros - (filho de 16 - José Felix Rodrigues e 17 - Maria da Conceição) Nasceu nos últimos anos da segunda década do século passado, em São Miguel, hoje município de Serra Talhada. Negociante em Floresta, o capitão foi o responsável pela construção de um açude que ficava ao poente da vila e que seria citado por Pereira da Costa em seus Anais (v. Francisco Alves de Carvalho). Esse açude, que muitos anos depois seria conhecido como “o açude de Manoel Olímpio”, serviu por muito tempo como praia aos florestanos. Com o envolvimento de Nogueira Paz na Rebelião da Serra Negra, o capitão José Paulino juntou-se aos amigos Serafim de Souza Ferraz e José Rodrigues de Moraes, tomando parte ativa nas lutas então travadas. Na vila, o capitão constituiu família. Casou-se com uma mulher da família Carvalho, de quem mais tarde se separou. Dessa união nasceu um filho, João Nepomuceno de Barros, que se tornaria conhecido por maestro João Paulino. Com sua segunda mulher, Anna Amélia Brasileira, o capitão José Paulino deixou mais cinco filhos. (Do livro de Leonardo Gominho, Floresta - uma Terra, um Povo).
Trisavós
  1. Maria da Conceição Seria sobrinha do Capitão Barbosa, filha de José Nunes de Barros? (Nivaldo Carvalho).
Total de Ancestrais: 10
Nota explicativa da numeração: A primeira pessoa da relação tem sempre o número '1'. Em seguida, se for um número par, significa que é o pai da pessoa que tem aquele número divido por 2. Por exemplo, a pessoa de número 40 é o pai da pessoa de número 20. Se for um número ímpar, significa que é a mãe da pessoa que tem o aquele número - 1, dividido por 2. Por exemplo, a pessoa de número 41 é a mãe da pessoa de número 20 ((41 - 1) / 2 = 20).
Localidade
Nossos Patrocinadores
Outros Arquivos Genealógicos
Links
  • Brother's Keeper
    O melhor programa para registro de dados genealógicos, usado por mim desde o início deste trabalho.
  • Família Coelho Rodrigues
    Site dos descendentes de Valério Coelho Rodrigues, com sua história, descendentes e muitas outras informações.
  • Uma organização internacional sem fins lucrativos que oferece ferramentas gratuitas para ajudá-lo a descobrir sua genealogia. Muitas pessoas aqui neste site já possuem links para seus registros no Family Search.
  • Colégio Brasileiro de Genealogia
    Deseja pesquisar mais sobre sua família e não sabe como fazer? Aqui você vai encontrar dicas importantes.
  • Arquivo Nacional
  • My Heritage
  • Ancestry
  • Geneall
  • Geneanet
  • Geni

Nome Memorizado
Nenhum nome memorizado.
Dados do arquivo
Data: Quinta-Feira, 25-4-2024 17:49 GMT - DB1
Pessoas: 113.544
Famílias: 36.167
Contato
Site desenvolvido por
Magno José de Sá Araujo
genealogia.pernambucana@gmail.com